Sociedade

Requalificação do espaço público "faz nascer" novas árvores na Rua da Srª da Luz

  • Notícia

    Notícia

A beneficiação de ruas e passeios da cidade, com intervenção nas caldeiras das árvores existentes, concluiu mais uma etapa com a instalação de novos exemplares arbóreos na Rua da Senhora da Luz.

Aquela artéria da zona da Foz apresenta, assim, não só um novo e mais agradável aspeto, mas também melhores condições para peões e veículos. Com efeito, a intervenção a nível das caldeiras (cova feita em volta do tronco de uma árvore) insere-se no projeto de requalificação do espaço público que a Câmara Municipal do Porto tem em curso com caráter de continuidade permanente.

Trata-se de trabalhos de reformulação da via pública através do redimensionamento das caldeiras, beneficiação dos pavimentos, introdução em algumas situações de novas espécies de árvores, de forma a eliminar os riscos associados ao estado de degradação das áreas pedonais e circundantes, que é causado pela existência de condicionantes ao bom desenvolvimento dos exemplares arbóreos.

De resto, este trabalho, que envolve os serviços municipais do Ambiente e da Via Pública, concluiu nos últimos meses uma série de outras intervenções. Depois do balanço do primeiro semestre do ano passado, que incluiu 200 intervenções deste domínio em 16 arruamentos do Porto, o projeto de requalificação do espaço público interveio num total de mais 93 caldeiras de árvores situadas em 10 arruamentos por toda a cidade, do que resultou uma melhoria significativa a nível da mobilidade pedonal e também em termos ambientais.