Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Reordenamento na Rua do Dr. Ferreira da Silva melhora circulação nos Clérigos
02-07-2019
A ocupação da Rua do Dr. Ferreira da Silva, que separa o edifício da Reitoria da Universidade do Porto e o Jardim da Praça de Lisboa, foi reorganizada e tem a partir de hoje sentido único sul-norte.

As alterações introduzidas, que se inscrevem no âmbito da formalização da zona de acesso automóvel condicionado na Rua das Carmelitas, dizem também respeito à paragem e estacionamento de veículos de transporte de passageiros.

Assim, no início da baía de estacionamento do lado poente (junto à Reitoria), foram criados lugares para motociclos e ciclomotores, bem como local de paragem para veículos em serviço ocasional com lotação entre 9 e 21 lugares, com duração máxima de 5 minutos, e ainda nova paragem para veículos em circuito turístico com lotação igual ou inferior a 9 lugares. Ou seja, estão aqui contemplados os chamados "tuk tuk" e os ocasionais.

Também no lado poente, foi suprimida a praça de táxis, que passa a funcionar no lado nascente (entre a 1 e as 6 horas).

Além disso, a paragem de comboio turístico passa da Rua do Dr. Ferreira da Silva para a Rua de S. Filipe de Nery, das 8 às 20 horas.

A reorganização desta artéria dá sequência às alterações que vêm sendo introduzidas em diversas zonas do Centro Histórico, entre as quais a contígua Rua das Carmelitas. Aí, a respetiva ZAAC - Zona de Acesso Automóvel Condicionado, que funcionava apenas com interdição de circulação ao fim de semana, passou recentemente a funcionar com acesso livre para cargas e descargas entre as 6,30 e as 11 horas, ficando encerrada ao trânsito fora deste horário e com acesso controlado a partir do Centro de Gestão Integrada, apenas para veículos autorizados.