Sociedade

Rentrée do Cultura em Expansão traz vários espetáculos e recupera o Espírito do Monte Pedral

  • Notícia

    Notícia

#mno_quartel_serpa_pinto_03.JPG

Miguel Nogueira


O Cultura em Expansão regressa em setembro para apresentar, até dezembro, diversos espetáculos de música, teatro, performance e dança em vários espaços da cidade. Da programação das primeiras semanas, destaca-se o Espírito do Lugar com múltiplas incursões no Quartel do Monte Pedral.

A primeira apresentação da rentrée acontece na dia 6 de setembro, sexta-feira, quando o Cultura em Expansão leva até à Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres uma nova criação de Joana Providência, "A Viagem", baseada no conto homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na semana seguinte, o Grupo Musical de Miragaia irá receber, por sua vez, o concerto de Primeira Dama e o monólogo "Algumas Memórias de Camilo na Cela 12 da Cadeia da Relação" - criado especificamente para o Cultura em Expansão - do ator e encenador Miguel Loureiro.

A dança será novamente uma das áreas contempladas no mês que agora começa e os espetáculos "Rite of Decay", de Joana Castro, e "Romance", de Lígia Soares, serão apresentados no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.

A partir do dia 20, será dada continuidade a programas iniciados em edições anteriores, como é o caso do "Espírito do Lugar 5.0", da Circolando, que neste ano se focou no Quartel do Monte Pedral (para onde há grandes planos de reconversão), assim como a criação de novas parcerias. Exemplo disso será a apresentação de "Quando Quebra Queima", da ColetivA Ocupação, uma criação originária de São Paulo que será apresentada na Escola Secundária Alexandre Herculano, no âmbito do MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

Até ao final do ano, estão programadas mais 18 atividades culturais por toda a cidade e o encerramento do Cultura em Expansão 2019 está marcado para dezembro com Manel Cruz, Beatriz Batarda a Ivo Canelas.

Recorde-se que, entre março e julho últimos, o programa municipal Cultura em Expansão levou a Campanhã, Miragaia, Pasteleira - locais de criação de três novos pólos culturais, em parceria com instituições e estruturas de cada território - assim como a outros locais da cidade (dentro da secção Programação Satélite) uma programação eclética com o objetivo de dar continuidade a um projeto de coesão e dinamização cultural que teve em início em 2014.

Os concertos de Camané, Samuel Úria e Sensible Soccers, as peças de António Capelo e Joana Manuel, os espetáculos de dança e performance de Victor Hugo Pontes e Né Barros, as sessões de cinema itinerante do Cinema Insuflável ou as criações originais de Sara Carinhas e Madalena Palmeirim e de Sara Barros Leitão integraram um programa diverso, que procurou possibilitar um acesso mais democrático à cultura por todo o território. E que continuará durante o último quadrimestre de 2019.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI. Pode também acompanhar a página oficial no Facebook.