Sociedade

Relógio da Torre dos Paços do Concelho vai ser acertado na véspera do réveillon

  • Notícia

    Notícia

#mno_relogio_camara.jpg

Miguel Nogueira

O mecanismo do relógio da torre dos Paços do Concelho vai ser acertado pelo relojoeiro oficial Marcolino amanhã, pelas 11 horas, marcando assim o arranque da contagem decrescente para a passagem do ano. Trata-se de uma operação de manutenção extraordinária deste relógio sexagenário, realizada por um técnico relojoeiro com o objetivo de assegurar a pontualidade ao milésimo de segundo na noite da passagem para 2017.
Para marcar esta iniciativa, vão estar presentes o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o proprietário da empresa Marcolino, relojoaria oficial da autarquia há cerca de 12 anos, Paulo Neves e o técnico relojoeiro responsável pela manutenção deste relógio, Adérito Fernandes.
Normalmente, a manutenção desta peça de relojoaria é realizada duas vezes por ano, demora cerca de duas horas e inclui limpeza e lavagem dos metais, lubrificação das peças, afinação de rodas dentadas e revisão de folgas.
As doze badaladas serão, assim, rigorosamente pontuais, naquele que se espera ser o countdown para mais de 100 mil pessoas que vão assistir ao espetáculo nos Aliados. A Câmara do Porto vai colocar, no topo da avenida, ecrãs gigantes que servirão de apoio ao relógio instalado na torre central do edifício dos Paços do Concelho, a 70 metros de altura.