Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rei de Espanha felicitou Rui Moreira pela transformação do Porto. Autarca entregou-lhe as chaves da cidade
28-11-2016

"O Porto foi invicto no passado, mas é vitorioso no futuro", foi desta forma que o Rei de Espanha concluiu o seu primeiro discurso em Portugal, na visita de Estado que hoje iniciou no Porto. Depois de ter sido recebido na Avenida dos Aliados e de ter reunido com o Presidente da República nos Paços do Concelho, Rei e Rainha participaram numa sessão solene municipal que fica para a História do Porto e em que discursaram monarca e presidente da Câmara.


Rui Moreira começou por agradecer a distinção que a cidade mereceu: "É uma enorme honra para a cidade do Porto receber hoje, nos Paços do Concelho, os Chefes de Estado Português e Espanhol, no início da Visita de Estado a Portugal de Suas Majestades os Reis de Espanha. Dirijo-me ao Presidente da República Portuguesa para, mais uma vez, agradecer o seu empenho, desde o primeiro dia da sua Presidência, para abraçar todo o país com uma postura próxima, inclusiva e atenta às idiossincrasias muitas vezes não fáceis de gerir. Agradeço, Excelência, pela iniciativa de iniciar esta Visita de Estado na nossa cidade destacando a cidade do Porto e a região norte de Portugal. Muito obrigado."


O autarca, que entregou as chaves da cidade a Filipe VI, acto que nunca tinha assumido no seu mandato e que explicou: "Se é de uma relação familiar que falamos devemos, sem medo, assumir quais os nossos valores e património comuns e trabalhar arduamente na sua defesa", disse, esclarecendo que não encontrou melhor forma de vincar esses laços familiares do que a entrega das chaves.


Filipe VI, que se fez acompanhar pela Rainha Letízia, agradeceu a hospitalidade e sublinhou o carácter cosmopolita da cidade do Porto, expressando "reconhecimento e admiração pela impressionante transformação que a cidade viveu nos últimos anos".


"Porto viveu, nos últimos anos, uma "impressionante" transformação e modernização, mantendo o respeito pela história e pela tradição, sendo uma cidade aberta, cosmopolita e, ao mesmo tempo, acolhedora", disse o Rei.


A visita prossegue hoje no Porto e em Guimarães. Mas os Reis regressam amanhã à Invicta e almoçarão, a convite do presidente da Câmara, no Palácio da Bolsa, com empresários.


Hoje haverá ainda uma visita à Fundação Serralves e um jantar oficial oferecido pelo Presidente da República no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Amanhã o programa é diversificado, com os Reis de Espanha a visitarem a Universidade do Porto para conhecerem o Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S).


Após este almoço, no Palácio da Bolsa, os Reis de Espanha seguirão para Lisboa para serem recebidos em sessão solene nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, seguindo-se um jantar oferecido pelo Primeiro-ministro no Palácio das Necessidades.


No dia 30 de novembro, os Reis de Espanha serão recebidos em São Bento pelo Primeiro-Ministro, seguindo depois para a Assembleia da República para participar numa sessão solene em sua honra. O programa inclui ainda uma receção à comunidade espanhola na Embaixada de Espanha em Lisboa e uma visita à Fundação Champalimaud.