Economia

Regulamento para o AL vai a debate nas freguesias

  • Notícia

    Notícia

#mno_habitacao_2.jpg

Miguel Nogueira

O Regulamento para o Alojamento Local, que está a ser elaborado pela Câmara do Porto com base num estudo encomendado à Universidade Católica, vai agora recolher os contributos dos munícipes em sessões descentralizadas em todas as freguesias da cidade. O périplo começa nesta quarta-feira, na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Conheça as datas dos sete debates, todos de acesso livre.

A primeira sessão decorre esta manhã na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Amanhã, dia 27 de junho, também pelas 10,30 horas, o debate transfere-se para o salão nobre da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (Rua do Campo Alegre, 244).

Na sexta-feira da próxima semana, dia 5 de julho, procuram-se recolher as opiniões dos ramaldenses e paranhenses. De manhã, pelas 10,30 horas, o debate sobre o Regulamento para o Alojamento Local vai até ao salão nobre da Junta de Freguesia de Ramalde (Rua Igreja de Ramalde, 76-98) e, da parte da tarde, às 14,30 horas, nova sessão acontece no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos (Rua Álvaro Castelões, 811).

Ao dia 9 de julho, nova dose dupla de debates. A Junta de Freguesia do Bonfim irá procurar recolher as sugestões dos seus fregueses sobre o tema às 10,30 horas (Campo 24 de Agosto, 294 - sala multiusos). E, para as 14,30 horas do mesmo dia, a iniciativa municipal decorre no auditório da Junta de Freguesia de Campanhã (Rua Ferreira dos Santos, 57).

A sétima e última sessão está marcada para o dia 10 de julho, às 14,30 horas, no auditório da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Rua Gonçalo Cristóvão, 187, 2.º).

Foi na primeira sessão do ciclo "Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto", promovido pelo Município, que o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, anunciou estar a ser preparado um Regulamento para o Alojamento Local, e que o mesmo iria ser alvo de discussão pública com os munícipes em sessões nas sete freguesias da cidade. 

Nesse debate, subordinado ao tema, "Alojamento Local - Problema ou Oportunidade", foram revelados os resultados do estudo encomendado à Universidade Católica. Uma das conclusões aponta que a oferta de habitação permanente acompanhou a criação de alojamento local no Porto.