Ambiente

Regiões, cidades e empresas debatem a Economia Circular em conferência internacional

  • Notícia

    Notícia

#DR_economia_circular.jpg

A Economia Circular é o tema de uma conferência internacional que se realiza no Porto nesta quarta-feira, 21 de março. No encontro, em que participam distintos responsáveis europeus, o Porto terá a oportunidade de expor a estratégia para o desenvolvimento da "cidade circular" que está em curso.

Denominada "As Regiões, as Cidades e as Empresas promovendo a Economia Circular", a iniciativa é realizada pela Lipor e ACR+, com o apoio do Smart Waste Portugal, no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Parcerias para a Ação, designados pela ONU e em alinhamento com as principais políticas nacionais e europeias.

Ao longo de um dia, no Auditório EDP, um conjunto diversificado de especialistas e decisores políticos de vários países vão reunir-se para debater aspetos relacionados com a transição de um setor de Gestão de Resíduos para um setor de Gestão de Recursos.

O vice-presidente da Câmara do Porto e vereador responsável pelo Ambiente e Inovação é um dos oradores, intervindo no painel "Exemplos de Estratégias de Economia Circular na Europa (as Cidades) ". Filipe Araújo irá dar conta de alguns projetos e ações concretas que têm sido implementadas no concelho neste âmbito. A par do Porto, serão expostos os exemplos das cidades de Génova, Bruxelas e Maribor.

A Economia Circular é considerada um dos elementos-chave para a sobrevivência e a prosperidade da vida, respondendo à necessidade de criação de produtos, serviços e modelos de negócio que validem os princípios de redução, reutilização, recuperação e reciclagem, quer de recursos materiais quer de recursos energéticos. Em oposição à economia linear, aponta para uma gestão completa do ciclo de vida de produtos e processos, reduzindo drasticamente a formação de resíduos e impondo um conceito de sustentabilidade.

Mais informações sobre a conferência e inscrições AQUI.