Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Região do Porto certificada como Sítio de Referência em envelhecimento ativo
19-07-2016

A Comissão Europeia certificou a região do Porto, no âmbito do European Partnership on Active & Healthy Ageing (EIP-AHA), como Sítio de Referência Europeu em envelhecimento ativo e saudável, com a classificação de duas estrelas.


A candidatura tinha sido apresentada em abril passado, tendo, para o efeito, sido criado um Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável, o Porto4Ageing, que tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando diversos atores regionais que trabalham e que têm práticas nesta área.


Esta certificação, para além de ser uma mais-valia para a região, habilitará o Porto4Ageing a fazer parte da Reference Sites Collaborative Network (RSCN), plataforma essencial para a implementação de medidas, desenvolvimento de contatos e aquisição de conhecimentos essenciais ao desenvolvimento do consórcio a nível. O objetivo é adquirir ferramentas de trabalho para, aquando da ressubmissão de uma nova candidatura aos Reference Sites, daqui a três anos, o Porto4Ageing consiga atingir o resultado máximo de quatro estrelas.


O consórcio conta com mais de 70 parceiros institucionais, entre os quais, a Câmara do Porto, entre universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria. A iniciativa tentará encontrar, ainda, financiamento europeu através de um dos eixos estratégicos prioritários defendidos no programa de fundos comunitários Portugal 2020.


Para além da Câmara do Porto, o consórcio tem entre os seus parceiros a Universidade do Porto, a CCDR-N, a Área Metropolitana do Porto, o Centro Hospitalar São João, o Centro Hospitalar do Porto, o IPO, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e diversas ordens profissionais (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas).


Notícia Relacionada: Envelhecimento ativo e saudável