Sociedade

Reforço de transportes públicos para a Passagem de Ano 2016

  • Notícia

    Notícia

mapa_mobilidade_PA.jpg

Operação articulada entre a Câmara do Porto, as autoridades policiais, Metro, STCP e Parques da Cidade, fornece soluções de mobilidade integradas inéditas para a Passagem de Ano 2016. Um serviço de madrugada especial da STCP, o metro a funcionar a 100 por cento e ainda estacionamento a 95 cêntimos por 12 horas em três parques da cidade e um gratuito para veículos de duas rodas são algumas das medidas para a noite mais longa do ano.

A STCP, pela proximidade de serviço e facilidade de acesso ao centro, disponibiliza o mais completo e intenso serviço de transporte noturno de sempre na cidade, quadruplicando o número de veículos que normalmente operam durante a noite, o que lhe dará uma capacidade de transporte acrescida de três mil passageiros por hora, por linha.

O reforço da oferta será efetuado nas linhas regulares de autocarros noturnos que servem a zona envolvente da Baixa do Porto (1M, 3M, 4M, 5M, 7M, 8M, 11M, 12 M e 13M) e estará em funcionamento entre as 21 horas e as 5,30 horas.

Este serviço especial, que será testado pela primeira vez nesta passagem do ano, está a ser articulado com os serviços de mobilidade da Câmara do Porto, que criará canais próprios para os autocarros onde não houver circulação de trânsito.

O Metro do Porto apresenta-se igualmente como uma opção de transporte para a noite mais longa do ano e estará a operar a 100 por cento da sua capacidade, nas principais linhas, A,B,C e F e linha D (que atravessa os Aliados). Durante a madrugada, apenas a linha E (aeroporto) não estará a operar.

Graças à articulação conseguida com vários parques de estacionamento da cidade (Campo Alegre, Casa da Música e Estação Estádio do Dragão), que praticarão uma tarifa única de 0,95 cêntimos por doze horas de estacionamento, com a utilização do Andante, o serviço de transportes públicos reforçado será otimizado. Note-se que os veículos de duas rodas poderão estacionar gratuitamente no Parque da Trindade.

A CP Comboios de Portugal é a solução de mobilidade mais adequada, no âmbito nacional, apresentando um leque de serviços com destino ao Porto.

Aconselha-se os utentes a adquirirem e carregarem com viagens antecipadamente os títulos Andante para evitar filas para pagamento. Recorde-se que, só na Avenida dos Aliados são esperadas cerca de 100 mil pessoas.

Na noite mais longa do ano, sobem ao palco os Blind Zero, à meia-noite e, como é tradição no Porto, terá lugar o espetáculo de fogo-de-artifício e às 00,30 horas, já como anfitriões da chegada de 2017, a música prossegue com Os Azeitonas.