Sociedade

Redução do preço da água aprovada sem o voto favorável do PSD

  • Notícia

    Notícia

#mno_Presidente_RE.jpg

Com 12 votos a favor e uma abstenção do PSD, o Executivo Municipal aprovou hoje uma redução do preço da água no Porto em 2019. A tarifa base reduz 2%, apesar de um aumento de 2,48% do preço da matéria prima e do aumento da inflação, cujo valor previsto é de 1,4%.

Na prática, o ganho para os munícipes do Porto é, portanto, superior aos 2% anunciado para a tarifa base, que atinge todos os portuenses. O Porto já tinha uma das mais baixas tarifas de água de Portugal.

Na discussão, todos os partidos estiveram de acordo, com excepção do PSD que considerou que "uma redução de 2% da tarifa base não é uma redução". Segundo o vereador Álvaro Almeida, uma redução tão pequena não é uma redução. A ideia deixou Rui Moreira espantado, tendo ambos prometido entregar declarações de voto. Para o Presidente da Câmara "uma redução é uma redução", lembrando que o PSD tentou, quando estava no Governo, fundir as empresas de águas e com isso o preço iria subir substancialmente, não fosse a luta dos municípios e a reversão da decisão pelo Governo seguinte.

Manuel Pizarro, do PS, concordou com Rui Moreira sobre essa matéria e lembrou o papel que os socialistas tiveram nessa altura. A proposta acabou votada a favor pela CDU, PS e Independentes e o vereador do PSD absteve-se, insistindo que uma redução de 2% na tarifa base, não é uma redução.

Presente na reunião, o presidente da Águas do Porto, Frederico Fernandes, lembrou que a empresa municipal tem vindo a fazer fortes investimentos não apenas na redução de perdas mas também no atendimento dos munícipes e, sobretudo, na política ambiental do Município.

O Porto, apesar de ter uma das mais baixas tarifas do país, continua a baixar o seu preço, apesar do aumento da inflação e do preço da matéria prima e a investir na melhoria ambiental da cidade, sendo a Águas do Porto um exemplo de boa gestão.