Desporto

Rede de piscinas já está certificada

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O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recebeu esta
quinta-feira, na Piscina Municipal da Constituição, o certificado da APCER -
Associação Portuguesa de Certificação, que formaliza a conclusão do processo de
Certificação dos Sistema de Gestão de Qualidade de toda a Rede Municipal de
Piscinas e Grandes Campos do Porto.


A entrega formal deste documento confirma a qualidade de
todos os serviços e a gestão destes sete equipamentos desportivos geridos pela
Empresa Municipal PortoLazer, que assim se torna na primeira entidade pública
em Portugal a obter uma certificação pela mais recente norma ISO 9001:2015.


A cerimónia realizada ao final desta manhã, na Piscina
Municipal da Constituição, contou com as presenças do presidente da Câmara do
Porto, Rui Moreira, do presidente do Conselho de Administração da APCER,
António Pêgo, assim como do administrador executivo da PortoLazer, Luís Alves.


Esta certificação, que inclui todas as atividades de ginásio
e natação da Rede Municipal de Piscinas (REMUPI), abrange ainda o Pavilhão do
Lagarteiro, o único gimnodesportivo da Rede Municipal de Pavilhões que é
integralmente gerido pela PortoLazer.




Passam assim a ostentar o certificado de Gestão de
Qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2015, um total de sete equipamentos:
Piscina Municipal de Cartes, Piscina Municipal da Constituição, Piscina
Municipal Eng.º Armando Pimentel, Campo Municipal de Campanhã, Campo Sintético
do Viso, Polidesportivo dos Choupos e Pavilhão Municipal do Lagarteiro.


A certificação agora atribuída pela APCER, demonstra não só
o espírito pioneiro desta Empresa Municipal, já que se trata de uma norma
recentemente atualizada, mas também o seu compromisso com a qualidade dos seus
equipamentos, a permanente melhoria dos serviços prestados e a consequente
satisfação dos seus utentes.


A consagração deste notório reconhecimento por parte de uma
entidade externa e independente (APCER) atesta igualmente o trabalho exemplar
que a PortoLazer tem vindo a realizar na gestão destas infraestruturas
desportivas, em linha com as melhores práticas internacionais.


O processo, iniciado em 2015, envolveu mais de 60
colaboradores e prestadores de serviços da Rede Municipal de Piscinas e Grandes
Campos, o que permitiu não só cumprir de forma eficaz e célere as exigências
legais e regulamentares, como, também, introduzir e fomentar várias melhorias
ao nível da gestão e funcionamento destes equipamentos, por exemplo, ao nível
da simplificação de tarefas, uniformização de procedimentos, otimização de
recursos ou controlo de riscos.