Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Red Bull Air Race sobre o rio Douro é das mais rápidas do campeonato internacional
13-08-2017

São vários os fatores que tornam única a prova marcada para os dias 2 e 3 de setembro. O traçado onde os aviões da Red Bull Air Race vão disputar a sexta etapa do campeonato está desenhado sobre o rio Douro, entre as margens de Porto e Gaia, o que marca desde logo uma das principais diferenças e um dos seus maiores atrativos: a proximidade do público. Os espectadores têm aqui a possibilidade de estar muito mais perto da ação, em comparação com qualquer outra pista da competição.


Tal proximidade leva a que no percurso não existam curvas de nível, ou seja, praticamente não há mudanças de direção sensíveis, além das três inversões de sentido através da chamada manobra "meio oito-cubano". Estas características tornam o traçado do Porto num dos mais rápidos que os pilotos vão defrontar durante a época.


O regulamento limita a entrada em prova aos 180 nós de velocidade, o que corresponde a 333,4 km/h. Com este arranque, os pilotos vão abordar o primeiro pórtico, e logo de imediato os obstáculos que compõem a "chicane", a uma velocidade muito elevada, o que implica uma enorme concentração e uma necessidade de eficácia total nas manobras. Qualquer perda de tempo se pagará de forma exponencial no restante percurso.


A passagem nivelada nas balizas, compostas por pilares duplos, são pontos teoricamente mais simples de cumprir. Mas a elevada velocidade média leva a que em cada manobra de inversão, com um limite regulamentar imposto de 10 G's de força gravitacional, os pilotos necessitem de calcular de forma rigorosa o ângulo de mudança de direção, num delicado compromisso entre raio de viragem e forças centrífugas. Uma falha pode rapidamente resultar numa penalização de tempo (por excederem os limites) ou então em raios mais amplos, que provocarão atrasos nefastos para quem almeja vencer sobre as águas do Douro.


Consensual para todos os envolvidos é que a etapa nacional é uma das mais belas do campeonato e uma das que maior número de espectadores atrai. Preparem-se para assistir à luta de titãs nos céus da Invicta.