Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Obras no Bairro Rainha D. Leonor
16-09-2015

A reconstrução dos velhos blocos de habitação do Bairro Rainha Dona Leonor vai mesmo avançar. A garantia foi ontem dada pelo presidente da Câmara do Porto em Assembleia Municipal, onde a proposta de abertura de concurso foi aprovada por maioria.


Rui Moreira frisou que "toda a gente que vive no bairro vai permanecer no bairro" e que os moradores terão condições "como nunca houve em bairros na cidade do Porto". A CDU criticou a diminuição do número de fogos existentes, mas a maioria esclareceu que a solução adotada garante não apenas o realojamento de toda a gente e muito melhores condições como é um projeto que terá custo zero para o orçamento autárquico.


O Bairro Rainha Dona Leonor possui duas áreas, uma já reabilitada e uma outra, de blocos mais densificados, construída provisoriamente há 60 anos, mas que até hoje não foi substituída por habitação definitiva e em boas condições.


A solução avançada pela Câmara do Porto e agora relançada, depois do primeiro concurso ter terminado com a eliminação das duas propostas apresentadas, divide os terrenos existentes entre habitação social e habitação para venda. O promotor privado que ganhar o concurso compromete-se a construir primeiro as novas habitações sociais e, apenas depois, a parte para venda que garantirão a rentabilidade necessária para que os custos para a autarquia sejam inexistentes.