Sociedade

Recolha seletiva de resíduos porta-a-porta começa na segunda-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_carro_electrico_ambiente_12.jpg

O Porto passa a ter recolha seletiva porta-a-porta residencial já a partir da próxima segunda-feira, 9 de julho. O novo circuito de recolha abrange, nesta fase, cerca de 2850 fogos e vai decorrer, regularmente, no setor residencial de casas unifamiliares.

O projeto é apresentado neste sábado, às 11,30 horas, na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, pelo vice-presidente e vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, no âmbito do Cidade+, um evento dedicado ao ambiente e sustentabilidade em contexto urbano que ali decorre também neste fim de semana. 

A nova recolha, implementada pela Câmara do Porto através da empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a associação intermunicipal Lipor, será iniciada nas zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e da Freguesia de Ramalde. Este porta-a-porta residencial insere-se na estratégia de aumento da separação seletiva de resíduos no Porto, sendo que é o primeiro projeto que inclui a separação e recolha da fração orgânica residencial, que se soma à já existente recolha de orgânicos não residenciais. 

Os moradores de cada um dos fogos abrangidos vão receber equipamentos para recolha dedicada (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados). Vai ser levada a cabo uma ação de sensibilização para apelar a uma correta separação, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente no apoio a causas sociais.

Com o mote "Reciclar é dar +", a ação baseia-se numa abordagem porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor do Somos Nós - Associação para Autonomia e Integração de Jovens Deficientes (IPSS).

Para este projeto, a Câmara do Porto recebeu dois veículos movidos a gás natural, os primeiros numa frota que, no futuro, privilegiará este tipo de combustível, de modo a ter um menor impacto ambiental.

No Município do Porto a responsabilidade da gestão de resíduos é da Empresa Municipal de Ambiente, que pretende otimizar, melhorar e potenciar a reciclagem no concelho, de forma a alcançar os objetivos e metas definidas no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) para o ano de 2020.

A Porto Ambiente gere, anualmente, mais de 140.000 toneladas de resíduos, num concelho com de mais 215.000 habitantes, aos quais acresce uma população flutuante de cerca 180.000 pessoas por dia, que trabalham ou estudam na cidade.