Ambiente

Recolha de resíduos só é interrompida hoje e volta a ser reforçada amanhã

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_prese_lixo_24.jpg

A recolha habitual de resíduos urbanos foi reforçada durante a quadra festiva e apenas durante o dia de hoje é interrompida, mas será retomada e reforçada novamente amanhã, dia 1, além de que a limpeza do espaço público vai ser assegurada durante esta noite da Passagem de Ano.

A celebração da efeméride no Porto é já uma referência e, como tal, é possível constatar todos os anos um aumento do fluxo de pessoas que acorrem ao centro da cidade e zonas envolventes, o que implica um esforço suplementar para que a cidade mantenha os seus níveis habituais de limpeza.

Assim, o plano municipal tem previsto um aumento da limpeza urbana, nomeadamente a frequência de varredura e lavagem e também um reforço dos meios envolvidos durante o dia/noite de 31 de dezembro e a madrugada de dia 1 de janeiro.

Esta estratégia pretende garantir, pelo menos, os resultados positivos obtidos com a operação montada na quadra natalícia, pelo que a colaboração e compreensão do público voltam a ser fundamentais. Daí que a Câmara do Porto tenha lançado um apelo a todos os portuenses para que façam a correta deposição dos seus resíduos apenas no dia 1 de janeiro, evitando a acumulação dos mesmos junto dos contentores.

Recorde-se que, no Natal, o reforço da recolha de resíduos foi acompanhado pela campanha "Neste Natal, eu escolho reciclar!", que apelava à separação correta das embalagens dos presentes e deposição nos respetivos contentores específicos com vista à sua reciclagem. Foi considerada um sucesso e o Município declarou-se agradecido aos portuenses, pois a iniciativa deu origem a um forte aumento dos resíduos recicláveis.

O balanço efetuado pela empresa municipal Porto Ambiente, no período de 22 a 26 de Dezembro, constatou um aumento de cerca de 60% de resíduos recicláveis, o que se traduziu em mais 164.560 kg de resíduos valorizados, atingindo-se assim as 440 toneladas.