Sociedade

Porto repete modelo exemplar de recolha de lixo nesta passagem do ano. Saiba em que consiste.

  • Notícia

    Notícia

#mno_novos_contentores_lixo_12.JPG

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto repete na passagem de ano a estratégia de recolha de resíduos lançada no Natal e que, aliás, foi considerada exemplar a nível nacional.

Simples mas eficaz, o plano consiste em reforçar a recolha dos resíduos para fazer face à maior afluência de pessoas ao centro da cidade devido às inúmeras atrações e festejos. Assim, a recolha é suspensa em toda a cidade apenas na noite de passagem de ano, segunda-feira dia 31, e é retomada logo no dia 1 de janeiro, terça-feira, de modo a que o Porto comece o ano com o melhor asseio.

Através da empresa municipal Porto Ambiente, há por isso um reforço da limpeza na Baixa, designadamente no eixo Santa Catarina/Flores/Clérigos, incidindo o ajustamento sobretudo durante o período da tarde e noite, devido à maior presença de pessoas nesta área.

Está programada a duplicação de frequência e recursos na limpeza pública, nomeadamente na varredura e na lavagem até à madrugada do dia 31, tendo havido neste domingo um reforço nos circuitos da recolha seletiva, de forma a dotar os equipamentos de uma maior disponibilidade para acomodar uma maior quantidade de deposição de resíduos.

O plano traçado tem o objetivo de obter, pelo menos, tanto sucesso como o conseguido na semana passada. Com efeito, a cidade manteve-se tão limpa quanto possível no Natal e foi mesmo elogiada por isso, em comparação com outras grandes cidades, pelo que a Câmara do Porto reforça também o apelo à compreensão e colaboração de todos os portuenses para depositarem os seus resíduos apenas a partir do dia 1 (terça-feira), evitando assim a sobrelotação e a acumulação junto dos contentores.

Recorde-se que a noite da passagem de ano conhecerá ainda outro fator de redução dos resíduos com a estreia nacional dos copos reutilizáveis neste tipo de evento urbano ao ar livre e em espaço público, semelhantes aos utilizados no festival NOS Primavera Sound. Veja AQUI como pode utilizá-los e contribuir para a defesa do ambiente da cidade e do planeta sem deixar de se divertir.