Ambiente

Recolha de resíduos já foi reforçada e só interrompe nesta terça-feira dia 24

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_ao_lixo_15.JPG

Miguel Nogueira

Já está em curso desde domingo a operação especial de Natal para recolha de resíduos na cidade. Os serviços municipais foram reforçados e a operação segue até ao Dia de Natal, apenas não havendo recolha nesta terça-feira, dia 24.

Dado o sucesso obtido no ano ano passado, a empresa municipal Porto Ambiente retomou o plano de alterações na recolha de resíduos em época natalícia, um conjunto de dias em se regista um aumento do fluxo de pessoas e comércio na cidade do Porto, sendo o fenómeno naturalmente acompanhado por um escalar da produção de resíduos.

Assim, e para fazer face a esse aumento, o reforço da recolha começou já e estende-se até quarta-feira, dia 25, com exceção do dia 24.

Mas a limpeza e manutenção da higiene na cidade têm também como vertente importante a da colaboração de todos, fundamental para a correta separação e deposição dos resíduos. Por isso, o Município lançou em paralelo a campanha "Neste Natal, eu escolho reciclar!" que apela ao dever de todos separarem e acondicionarem corretamente os embrulhos e caixas dos seus presentes.

Esta campanha tem como principal foco sensibilizar e alertar para a necessidade de se dar o destino correto aos embrulhos e caixas tão típicos nesta época e que muitas vezes acabam por ser colocados no exterior dos contentores. Contando com o apoio das Juntas de Freguesia, a campanha está a transmitir a ideia de que um gesto simples e rápido é suficiente para espalmar e acondicionar corretamente no interior dos contentores os resíduos produzidos, incutindo este ato como parte integrante do ritual natalício.

A adesão dos portuenses permitirá demonstrar que as ações individuais têm impacto no futuro de todos e da cidade.