Sociedade

Reabilitação urbana e sustentabilidade das cidades explicadas em livro

  • Notícia

    Notícia

#livro_reabilitacao_urbana.jpg

"Reabilitação urbana e a sustentabilidade das cidades" é o título do livro de Álvaro Santos que tem apresentação às 17,30 horas de hoje, nos Paços do Concelho.

A obra analisa e discute os efeitos da integração de medidas de eficiência energética nos processos de reabilitação urbana e, consequentemente, avalia o seu contributo para a sustentabilidade das cidades, em sentido mais lato.

Editado pela Vida Económica e com prefácio do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o livro aborda a evolução das políticas urbanas na União Europeia e em Portugal, a reabilitação urbana enquanto novo paradigma das políticas urbanas, a sustentabilidade ambiental e energética na reabilitação urbana e a eficiência energética nos edifícios de habitação em Portugal. Foca ainda a reabilitação urbana da cidade do Porto, a sustentabilidade ambiental e eficiência energética nas operações de reabilitação urbana do Porto, eficiência energética nos edifícios de habitação no Centro Histórico do Porto e a perceção dos agentes sobre a integração de objetivos de eficiência energética na reabilitação urbana.

"Reabilitação urbana e a sustentabilidade das cidades" tem como público-alvo leitores ligados a empresas do setor da construção, imobiliário e materiais, instituições financeiras, Administração Pública Central, Regional e Local, associações empresariais, profissionais liberais (designadamente arquitetos e engenheiros), investigadores e estudantes.

Álvaro Santos é Doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental pela Universidade Fernando Pessoa, Mestre em Planeamento do Território e Ambiente pelas Faculdades de Engenharia e de Arquitetura da Universidade do Porto e licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da mesma universidade. Além de funções governamentais, autárquicas, académicas e empresariais, foi presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, consultor da Comissão de Coordenação da Região do Norte e perito do Comité das Regiões da União Europeia.