Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O Porto em Marraquexe
19-12-2015

Rui Moreira está em Marraquexe em visita oficial. O presidente da Câmara do Porto encontrou-se ontem com o seu homólogo, Mohamed Larbi Belkaid. Durante o encontro, os dois autarcas discutiram longamente eixos de parceria entre as cidades do Porto e de Marraquexe, nomeadamente o intercâmbio de conhecimento e know-how no domínio da proteção do património cultural e arquitetónico comum destas duas cidades declaradas Património da Humanidade.


Rui Moreira está em Marrocos para participar na conferência do 30º aniversário do reconhecimento de Marraquexe como património mundial da UNESCO, que se iniciou ontem e que amanhã termina.


A experiência do Porto e as boas práticas da cidade em matéria de reabilitação urbana serão levadas pelo presidente da Câmara à conferência, da qual trará, também, a experiência marroquina na mesma matéria.


Esta reunião é uma oportunidade para avaliar o trabalho realizado durante as últimas três décadas para a reabilitação do tecido arquitetónico da antiga Medina, jardins e locais históricos.


A salvaguarda do Património Imaterial da famosa Praça Jemaa El Fna também está no centro do debate.


O programa de workshops e palestras e conferências, levou a Marrquexe dezenas de especialistas estrangeiros em patrimônio tangível e intangível. Além disso, uma grande exposição de restauração e reabilitação do tecido arquitetónico da antiga Medina oferece ao público a oportunidade de descobrir modelos de restauração adotados na cidade.


Marrakech foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1985 e a sua famosa praça Djemaa El Fna foi declarada Património Mundial em 2001. Este 30º aniversário é celebrado pela cidade de Marraquexe, em parceria com a região de Marrakech-Safi, com o Ministério da Cultura, o Ministério das Doações e Assuntos Islâmicos, a Wilaya Região Marraquexe-Safi o Conselho Provincial de Marrakech e as associações que trabalham para a preservação do património cultural da cidade.