Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Reabilitação de edifícios no centro histórico da cidade vai amanhã a aprovação na Câmara do Porto
05-09-2016
A Câmara do Porto aprecia amanhã a proposta do executivo de Rui Moreira para reabilitar 17 edifícios no centro histórico do Porto que, futuramente, serão entregues a famílias em regime de habitação social. A autarquia entregará o processo de reabilitação à sua empresa municipal Domus Social, que se encarregará das obras nos prédios situados em quatro freguesias distintas: Miragaia, São Nicolau, Sé e Vitória.


Os edifícios foram entregues à Câmara do Porto em agosto de 2014, depois do presidente da Câmara ter assinado com o Governo um acordo que permitia a transferência para a autarquia quer dos imóveis quer de um ativo monetário considerável pertencentes à antiga Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto.


Na proposta que amanhã deverá ser aprovada em reunião de Executivo, lê-se que a medida tem em vista "contribuir para o equilíbrio social e demográfico do Centro Histórico, condição fundamental ao suporte dos demais investimentos a realizar nas demais áreas de intervenção".


Em julho passado, Rui Moreira e Manuel Pizarro visitaram um destes edifícios, tendo então sido comunicado que numa primeira fase, a autarquia espera instalar 130 famílias em 57 casas neste 17 edifícios municipais e que o processo decorrerá ao longo dos próximos dois anos. A operação foi classificada como "muito importante para o repovoamento do centro histórico do Porto.