Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rastreios para deteção do VIH/SIDA podem ser realizados na cidade de forma anónima e gratuita
05-08-2020

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) prossegue, neste mês de agosto, com os rastreios anónimos e gratuitos na sua unidade móvel, que percorre a cidade. Esta é apenas uma das soluções disponíveis ao cidadão, já que a unidade fixa também realiza o mesmo tipo de atendimento, sendo neste caso apenas necessário acautelar a marcação prévia.


No CAD móvel, o atendimento é efetuado por ordem de chegada, sem necessidade de marcação. Para o mês de agosto, já são conhecidos os locais da cidade por onde andará, com a indicação de data, hora e sítio (pode consultar AQUI o calendário).

Já na unidade fixa do CAD VIH/SIDA Porto, o funcionamento é ligeiramente diferente. Garantindo de igual modo a privacidade dos cidadãos que recorrem a esta resposta, a este equipamento só poderá acorrer quem agendar previamente o atendimento, que mediante cada utente pode revestir-se de uma vertente mais pedagógica, de aconselhamento, e/ou servir para a realização de testes. Assim, os interessados deverão fazer a marcação através do número fixo 220 412 250 ou do contacto móvel 961 314 380, ou ainda via email cadporto@arsnorte.min-saude.pt.  

Provisoriamente instalada na Rua da Constituição, 199, a unidade fixa funciona dentro do seguinte horário: de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas. 

Os serviços prestados nestas unidades enquadram-se no âmbito das atividades previstas no Plano de Ação da Estratégia Porto, Cidade Sem Sida. Com estas ações pretende-se contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, concorrendo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto, em maio de 2019. Ou seja, 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas, 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento, e 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada. 

O CAD VIH/SIDA Porto é um serviço do Ministério da Saúde, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental (ACeS Porto Ocidental) da Administração Regional de Saúde Norte (ARSN).