Sociedade

Rastreios e palestras assinalam a 14 de março o Dia Mundial do Rim

  • Notícia

    Notícia

#mno_sangue.jpg

Miguel Nogueira

A ADRP - Associação dos Doentes Renais de Portugal assinala o Dia Mundial do Rim, a 14 de março, com um programa que visa informar e ajudar a prevenir a doença renal, focando também a necessidade de estratégias para a prevenção.

As iniciativas, com acesso livre, vão decorrer na Escola Profissional de Economia Social (Rua da Alegria, 598) sob o lema "Saúde renal para todos em qualquer lugar". A parte da manhã, entre as 10 e as 13 horas, é dedicada a rastreios gratuitos (diabetes, tensão arterial e visão), além de distribuição de documentos informativos, enquanto a parte da tarde (15h/17h) conta com a participação de doentes renais que partilharão experiências, mas também de profissionais que darão palestras sobre a diabetes e a visão, a importância da nutrição equilibrada e a prevenção da doença renal.

As doenças renais, que podem ser prevenidas adotando estilos de vida saudáveis (boa hidratação, exercício físico, dieta saudável, evitar o tabaco, reduzir o consumo de sal e açucar), afetam cerca de 850 milhões de pessoas a nível mundial, segundo estimativas apontadas pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças auto-imunes ou história familiar de doenças renais.

Em Portugal, a prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise é das mais elevadas da europa.