Educação

Ranking mundial coloca U.Porto como a 12.ª melhor em tecnologia alimentar

  • Notícia

    Notícia

#fib_reitoria_vista_clerigos.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto (U. Porto) está entre as 50 melhores instituições mundiais na área da tecnologia alimentar. A U. Porto ocupa a 12.ª posição com o curso de Tecnologia Alimentar no ranking de Xangai por disciplinas, divulgado na madrugada desta terça-feira, e o 41.º lugar a nível mundial no curso de Engenharia Química.

O ranking de Xangai, o mais antigo e um dos mais prestigiados do mundo, lista até 500 instituições em cada uma das 52 disciplinas avaliadas e engloba mais de 1400 universidades de 80 países.

Portugal tem sete cursos que se encontram no top 50 mundial das suas áreas científicas, sendo que o Politécnico de Bragança, a par da U. Porto, surge igualmente entre as 50 melhores instituições na área da tecnologia alimentar, em 33º lugar.

O curso de Engenharia Naval do IST obtém a melhor classificação nacional (4.º lugar), sendo que Lisboa e Coimbra destacam-se na Eletrotecnia. O Instituto Superior Técnico (IST) é o 10.º colocado a nível internacional no ranking chinês, sendo que no lugar imediatamente a seguir surge a Universidade de Coimbra.

No setor privado, a Universidade Católica e o ISPA, que agora pertence à Universidade Europeia, cumprem os critérios desta avaliação chinesa.

No total estão representadas 15 instituições de ensino nacionais no ranking de Xangai, das quais 12 são universidades públicas, num total de 187 cursos, o que significa mais 49 do que no ano passado.