Educação

Ranking de Xangai coloca a Universidade do Porto entre as 100 melhores do mundo

  • Notícia

    Notícia

#fib_universidade_porto.jpg

Filipa Brito

O ranking de Xangai classifica a Universidade do Porto como a quinta melhor do mundo na área de Ciência e da Tecnologia Alimentar, além de posicionar a instituição de ensino superior público do Porto entre as 75 melhores em Veterinária e entre as 100 melhores nas disciplinas de Engenharia Biomédica e Engenharia Química. Já no ano passado, a U.Porto tinha entrado na tabela, que avaliou mais de 4 mil instituições de todos os continentes.

No ShanghaiRanking's Global Ranking of Academic Subjects 2020, que prioriza a produtividade e a qualidade científica, a Universidade do Porto distingue-se, além daquelas quatro áreas de estudo, como líder nacional em nove das disciplinas analisadas, superando os resultados de 2019.

A U.Porto é ainda a universidade portuguesa melhor classificada em Biotecnologia (na posição 151-200 mundial), Farmácia (101-150 a nível mundial), Saúde Pública (101-150), Enfermagem (201-300) e Ecologia (101-150), informa o noticias.up.pt.

No topo nacional estão também as áreas de Medicina Clínica (entre as 95 e 138 a nível global), Medicina Dentária (entre as 85 e 113), Tecnologia médica (entre a 108 e 146 a nível mundial) e Ciência e Tecnologia dos Instrumentos (entre as 201 e 300 no mundo).

Entre os critérios analisados por este ranking, destaque para a qualidade da investigação, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados "Web of Science e InCites"). De igual modo, pesaram na avaliação as colaborações internacionais e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.

A edição desde ano avaliou mais de 4 mil instituições de todo o mundo em 54 áreas de estudo.