Sociedade

Ramalde leva música dos "OUPA!" ao Rivoli

  • Notícia

    Notícia

No próximo domingo, às 17 horas, o grupo musical "OUPA!" atua no palco do Rivoli, um espectáculo inédito com muito rap, vídeo e atitude, tudo produzido em Ramalde.

O "OUPA!" nasceu em 2015 no Bairro do Cerco, criado pela Câmara do Porto, no âmbito do programa Cultura em Expansão, cujo objetivo é a capacitação e o empoderamento de jovens dos bairros sociais, "trabalhar a sua identidade e potenciar junto deles esta ação cívica, proporcionando um sentido de empoderamento, força", explica Gisela Borges, da coordenação e produção do projeto. 

Nesta nova edição, o projeto tem como campo de ação o Bairro de Ramalde, onde têm decorrido desde abril, diariamente, oficinas de escrita, produção musical, vídeo e performance. 

O resultado desta colaboração - entre o Estudo Comunitário OUPA! Cerco (legado da residência no Bairro do Cerco) e as oficinas que decorrem simultaneamente em Ramalde - vai ser apresentado já no próximo domingo à tarde, no Rivoli, num espectáculo com entrada gratuita.

Em palco vão estar sete jovens cantores de rap e hip-hop, com outras novidades como bailarinas de break dance e uma componente de vídeo, realizado por um grupo de jovens da Escola EB 2,3 Maria Lamas. 

André Tentúgal, da direção artística do projeto, revelou que o espetáculo de domingo terá ainda muitas outras surpresas e deu como exemplo a atuação da cantora Diana Martinez. "No espectáculo anterior as pessoas saíram do Rivoli arrebatadas, queremos que este seja igual", refere o videasta.

A rapper portuense Capicua esteve presente nos ensaios e referiu que "há muito talento no Porto, muito potencial. Este é um processo criativo conjunto. O hip-hop vive muito do do it yourself e a dinâmica aqui é a de colaboração."

O Porto. também marcou presença nos ensaios e desvenda agora um pouco daquilo que poderá ser visto já no próximo domingo.

Com direção artística de Capicua, D-One, André Tentúgal e Vasco Mendes, o espetáculo acontece já no domingo, dia 18 de dezembro, no Rivoli, no Grande auditório Manoel de Oliveira, às 17h, com entrada gratuita.