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Rali de Portugal na baixa do Porto

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Oficial

Pela
primeira vez, o Rali de Portugal, pontuável para o Campeonato do Mundo de
Ralis, terá uma prova competitiva em pleno centro da cidade do Porto. A classificativa,
que começou a ser preparada pela Câmara do Porto e pelo ACP há meses, é a
grande novidade da competição deste ano e terá lugar a 20 de maio.


A
organização, a cargo da empresa municipal Porto Lazer e do ACP, espera milhares
de espetadores na baixa da cidade para assistir à prova, que será transmitida
por televisões em todo o mundo. Nas ruas do Porto estarão os melhores pilotos
da disciplina de ralis, a mais popular do automobilismo em Portugal, que
pilotarão quase uma centena de carros.


A operação,
que implica a montagem de um autêntico circuito de competição na Avenida dos
Aliados e ruas envolventes, tem vindo a ser cuidadosamente estudada em todas as
suas vertentes e aproveitará a experiência e materiais que a Porto Lazer
possui, provenientes do antigo Circuito da Boavista.

A "Porto
Street Stage", como prefere chamar-lhe a organização, corresponderá a duas
passagens sucessivas por uma classificativa, com uma extensão de 1.850 metros,
nada tendo a ver com a demonstração realizada no Porto em 2010, a qual envolveu
apenas nove carros e não contava para qualquer classificação.


Desta vez, a
prova conta mesmo para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis e as
exigências de segurança e organização são totalmente distintas, como promete ser também o espetáculo e o retorno económico para o destino Porto.


 


O Rali de
Portugal disputa-se em 2016, tal como no ano passado, no Norte de Portugal, de
19 a 22 de maio, fazendo, pela primeira vez, uma incursão no centro do Porto. O
traçado exato da "Porto Street Stage" será comunicado pela Câmara do Porto e ACP
assim que as duas entidades encerrarem o dossiê.


 


RALI GERA
MAIS DE 100 MILHÕES DE EUROS DE RETORNO


 


Em 2015,
mesmo sem a classificativa no Porto, a despesa direta total ('new expediture')
gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e
Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu os 65,2 milhões de
euros. Os dados fazem parte de um estudo da autoria do Centro Internacional de
Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com
a Universidade do Minho.


 


Além deste
valor, a audiência acumulada da prova foi estimada em 73,5 milhões de
espetadores, que geraram um impacto adicional indireto de 62,2 milhões de
euros, dando assim origem a um volume total de 127,4 milhões de euros de
retorno para a economia do turismo e imagem do destino.