Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Queremos um Porto onde todos tenham lugar"
08-07-2016

Depois de ter sido aprovado, por unanimidade, na última reunião do Executivo, a Câmara do Porto assinou hoje quatro protocolos que envolvem 10 instituições da cidade, no âmbito do programa municipal "Porto de Abrigo" - Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.


Este foi o primeiro passo para a implementação, no terreno, dessa estratégia e que passa pelo alargamento da capacidade de resposta aos sem-abrigo através da criação de uma equipa multidisciplinar, restaurantes solidários, centro de acolhimento de emergência e alojamento de longa duração.


Nesse âmbito está previsto o programa arrancar ainda durante este mês com a entrada em funcionamento da primeira cantina solidária, em instalações cedidas pelo Hospital da Ordem do Terço, na zona da Batalha.


Na vertente de "alojamento de longa duração" vão ser ocupados "de imediato" dois apartamentos cedidos pela Benéfica e Previdente - Associação de Socorros Mútuos, enquanto as seis casas que a Santa Casa de Misericórdia do Porto "empresta" ao programa serão alvo de obras de requalificação, ficando disponíveis até ao final do ano. No total serão 30 os lugares para acolhimento de longa duração e de transição para a vida ativa.


"Quando me candidatei à Câmara tinha uma clara consciência sobre a situação social da cidade. Conhecia a realidade da pobreza extrema, da exclusão e da miséria que atenta contra dignidade humana. Foi também em nome dessa valores que defini como uma das prioridades da ação deste Executivo a questão da Coesão Social. Queremos um Porto em todos tenham lugar", sublinhou Rui Moreira, acrescentando: "Este é um plano integrado, que envolve todos e que cada um dará o melhor de si. Vamos prosseguir o trabalho para que o Porto seja uma cidade mais coesa".


Os protocolos envolvem o Centro Hospitalar do Porto, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Benéfica e Previdente, o Instituto da Segurança Social, IP, Centro Distrital do Porto, a Ordem do Terço, a CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo - Instituição Particular de Solidariedade Social, a Ordem dos Nutricionistas, o Banco Alimentar, Portis, Hotéis Portugueses e o Palácio Batalha Hotel.