Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Quer ser voluntário? Saiba como na plataforma de apoio da Câmara do Porto
03-08-2017

A Câmara do Porto disponibiliza uma bolsa de voluntariado que cruza candidatos a voluntários e vagas abertas por organismos e instituições. Na prática, o SMAV - Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado - acessível 24 horas por dia através de uma plataforma online, surgiu do interesse manifestado pelos cidadãos junto do Gabinete do Munícipe em praticar voluntariado nas instituições ou organizações sem fins lucrativos da cidade.


"As pessoas acorriam em número considerável ao Gabinete do Munícipe perguntando se a Câmara sabia onde e como se podia praticar voluntariado", explicou ao Porto. Horácio Rodrigues, responsável pelo serviço desde a sua criação.


O princípio é simples: as organizações da cidade sem fins lucrativos são convidadas a aderir ao SMAV, momento a partir do qual ficam habilitadas a colocar online as suas necessidades de voluntariado. O cidadão que pretende praticar voluntariado pesquisa as oportunidades disponíveis e submete uma candidatura. Ao submeter essa candidatura, é enviado um mail/alerta para a organização selecionada, é enviado outro mail para o próprio SMAV (para monitorização do sistema) e um terceiro para o candidato, certificando a boa entrega. A partir desse momento, as organizações têm cinco dias úteis para contactar o candidato, terminando aí o trabalho do SMAV.


"O objetivo essencial do serviço, para além de contribuir para a dinamização do voluntariado na cidade, é estabelecer uma ponte comunicacional entre organizações que precisam de voluntários e cidadãos que pretendem fazer voluntariado", reiterou Horácio Rodrigues.


Lançado em 2007, na altura de forma pioneira enquanto serviço online, o SMAV sofreu uma grande remodelação em 2015. Aproveitando a mudança de imagem do município, o aplicativo informático foi simplificado de modo a tornar-se mais intuitivo e de fácil utilização, maximizando as suas potencialidades.


Desde que foi criado já se inscreveram no SMAV mais de 3850 pessoas candidatas a voluntários.