Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Queima das Fitas começa amanhã e vai envolver toda a cidade na festa estudantil
03-05-2019
A Monumental Serenata, evento que assinala o arranque da Queima das Fitas do Porto, inicia às 00,01 horas do primeiro domingo de maio, como habitual. A cidade já fervilha com a festa dos estudantes, cujo ponto alto acontece na próxima terça-feira com o emblemático Cortejo a tomar conta das ruas da Baixa da cidade.

De 4 a 12 de maio, as capas pretas, as fitas, as cartolas e outros tantos símbolos associados aos estudantes poderão ser facilmente avistados um pouco por toda a cidade. A Queima das Fitas do Porto começa neste sábado e são várias as iniciativas não só diretamente dirigidas aos universitários, como também às suas famílias e à população em geral.

A começar pela Monumental Serenata (às 00,01 horas de domingo) e pela Missa da Bênção das Pastas (às 11 horas deste domingo, dia 5 de maio) que este ano regressam à Avenida dos Aliados.

Na noite de sábado para domingo vive-se a primeira de oito noites seguidas de festa no Queimódromo, no Parque da Cidade, organizadas pela FAP - Federação Académica do Porto. Ao palco desta 41.ª edição do evento, sobem Rui Veloso, David Carreira, Richie Campbell, David Fonseca, Mastiksoul ou Gabriel O Pensador, entre outros artistas. Como manda a tradição, também não poderia faltar a atuação de Quim Barreiros, na noite de terça-feira (7 de maio), dia do Cortejo Académico.

É este o ponto alto das festividades, momento que simboliza para os estudantes mais um ano de conquistas no percurso da sua formação académica. Razão pela qual as cores da Academia do Porto tomarão conta do centro da cidade durante a tarde e início da noite da próxima terça-feira. O ponto de partida do Cortejo acontece no Palácio da Justiça (em frente ao Jardim da Cordoaria), ficando a tribuna localizada em frente aos Paços do Concelho, na Praça do General Humberto Delgado.

Transportes gratuitos nas noites da Queima

À semelhança das edições anteriores, está montada uma operação especial com transporte gratuito para o público estudantil entre a Baixa e o Queimódromo, durante todas as noites da Queima das Fitas.

O serviço de vaivéns desenvolvido pela STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto com a FAP - Federação Académica do Porto vai operar de modo contínuo os dois seguintes trajetos: Rua do Bolhão - Queimódromo e Hospital de São João - Queimódromo, constituindo-se este último como um acréscimo à operação regular das linhas da empresa. Saliente-se ainda que, pela primeira vez, a partida do centro da cidade se faz na Rua do Bolhão.

O serviço destina-se à comunidade estudantil, sendo que o número de viaturas afetas a esta operação mantém-se inalterado na edição de 2019, uma vez que da experiência do ano anterior foi possível assegurar aos passageiros uma mobilidade mais eficiente e confortável.

Relativamente aos horários dos vaivéns, as partidas acontecem desde as 22 horas até às 7 horas da manhã, exceção feita à noite inicial (a da Serenata), na qual terão início à meia-noite. O intervalo entre as saídas está dependente da afluência nas paragens estimando-se, no entanto, que estas ocorram com períodos de 5 a 20 minutos. Para as viagens de regresso, e com o intuito de aprimorar o serviço prestado, algumas linhas regulares da rede STCP serão prolongadas até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos, aplicando-se nestas linhas o tarifário em vigor na rede da STCP.

De igual forma, a CP - Comboios de Portugal anunciou que vai reforçar a oferta com 4.500 lugares adicionais durante esta semana. Será ainda disponibilizada uma tarifa especial de dois euros, na compra das viagens de ida e volta dos comboios urbanos do Porto.

Nestes dias de grande afluência à cidade, são inevitáveis alguns condicionamentos de trânsito, nomeadamente em ocasiões como a Monumental Serenata, a Bênção das Pastas e o Cortejo Académico.

+ Info sobre o programa completo da Queima das Fitas do Porto no site da FAP.