Sociedade

Quartel dos bombeiros é Objeto de visita teórico-prática e demonstração

  • Notícia

    Notícia

O ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana vai, neste sábado, ao quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto. A proposta é a de uma visita teórico-prática, com direito a demonstração - imprópria para corações menos vigorosos - com início às 18 horas.

Na sua casa-escola (ou torre de treino), o BSB planeia, organiza, executa e conduz as atividades que constituem um treino intenso, incluindo um simulacro de incêndio em edifício, resultante de um acidente com uma cisterna contendo material inflamável, e o resgate de vítimas nos 3.º e 4.º pisos através de manga de salvamento e autoescada.

O comandante operacional distrital de Operações de Socorro do Porto, tenente-coronel Carlos Rodrigues Alves, o coordenador delegado da Escola Nacional de Bombeiros para o Distrito do Porto e ex-vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Silva Miranda, e o comandante do BSB, coronel Rebelo de Carvalho, partilham conhecimentos e debatem a intervenção sob o ponto de vista da proteção civil, mas também da perspetiva da formação de um "soldado da paz".

Refira-se que o BSB do Porto conta já 289 anos ao serviço da cidade, numa missão de entrega que envolve diferentes facetas, algumas das quais menos visíveis mas que o "Porto." filmou e que pode conhecer melhor aqui.

Pode também saber quais os temas já abordados ou a abordar ainda até final do ano pelo ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana, cujas sessões têm acesso gratuito mediante levantamento de bilhete.