Cultura

Quartel e escola são palco dos próximos espetáculos do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

O programa Cultura em Expansão apresenta no próximo fim de semana um novo espetáculo-percurso e uma "dança-luta" coletiva em locais que habitualmente não estão abertos ao público: o Quartel do Monde Pedral e a Escola Alexandre Herculano.

Entre sexta-feira e domingo, a Circolando, companhia que colabora há várias edições com o Cultura em Expansão, dá continuidade ao trabalho de redescoberta de territórios urbanos desconhecidos e invisíveis através do "Espírito do Lugar 5.0", que tem como palco o Quartel do Monte Pedral.

Para aquele equipamento, que Rui Moreira conseguiu recuperar neste ano para a posse da Câmara do Porto com o objetivo
pôr em marcha um projeto de habitação a preços acessíveis para a classe média e jovens casais, a Circolando propõe assim um novo espetáculo-percurso que apresentará uma visão singular do espaço e explora os domínios da memória e da imaginação na cidade. 

"Espírito do Lugar 5.0" tem sempre início às 18 horas e uma duração aproximada de 130 minutos. A entrada é livre, mas é necessário efetuar reservas através do email c.santos@circolando.com. Além disso, o espetáculo é de percurso, não sendo por isso aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida ou dificuldades de locomoção.

Por outro lado, às 17 horas do próximo domingo, é a vez de a Escola Alexandre Herculano receber "Quando Quebra Queima", da ColetivA Ocupação. Trata-se de um espetáculo criado coletivamente por 14 estudantes, a partir das experiências de cada performer, que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista entre 2015 e 2016, em São Paulo.

"Quando Quebra Queima" é simultaneamente um espetáculo, uma festa e um ato de revolta que decorre próximo do público, transformando o espaço cénico e trazendo o real para dentro de cena. Esta criação, original da cidade brasileira, é trazido ao Porto numa parceria com o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que está a decorrer em vários espaços públicos e salas do Porto.

A encerrar o mês de setembro, haverá novas sessões do "Espírito do Lugar 5.0", entre os dias 27 e 29, e Miguel Loureiro apresentará "Algumas Memórias de Camilo na Cela 12 da Cadeia da RelaÇão", no dia 28 às 21,30 horas, no Grupo Musical de Miragaia. O monólogo, criado especificamente para o Cultura em Expansão, combina um dos testemunhos de Camilo Castelo Branco com as memórias de um dos primeiros lugares que o ator e encenador visitou no Porto, a Cadeia da Relação.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI e ser acompanhada no Facebook.