Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Quarteirão das Artes convida para as últimas inaugurações deste ano
07-11-2017

No próximo sábado, 11 de novembro, as galerias de arte contemporânea do Quarteirão de Miguel Bombarda abrem as portas em simultâneo para inaugurar exposições, a partir das 16 horas, tudo com entrada livre.


É o sexto ciclo das Inaugurações Simultâneas do Quarteirão de Miguel Bombarda e o último de 2017, ano em que a iniciativa celebra uma década. Nesta edição, participam 17 galerias de arte contemporânea que vão apresentar novas obras. Como aconteceu durante toda a temporada, a PortoLazer acompanha o momento com animação no espaço público, dirigida a todos os visitantes.


Quanto à programação paralela da PortoLazer, destaque para a iniciativa Bombarda Stop & Go, que oferece duas visitas guiadas (gratuitas) por algumas das galerias do quarteirão. Há 30 vagas para cada um destes percursos pedestres, que têm duração aproximada de uma hora e são dirigidos por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto. Os interessados podem inscrever-se até às 13 horas de 10 de novembro, através do email stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários: 16 horas ou 17,30 horas (para o segundo, é possível também a inscrição no próprio dia 11 de novembro, a partir das 16 horas, no balcão "Porto.", que estará localizado na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova).


Nessa mesma zona pedonal, o projeto Chapa Azul e a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore voltam a apresentar uma oficina de técnicas de impressão, entre as 16 e as 19 horas, aberta a participantes de todas as idades. Desta vez, o público poderá participar numa sessão de encadernação manual, criando um "Diário Bombarda". Cada um poderá escolher papéis de gramagens, texturas ou cores diferentes e terá à disposição uma coleção de carimbos com letras, nomes, palavras, imagens e formas variadas.


E, na Rua de Miguel Bombarda, primeiro entre as 17 e as 17,30 horas, e depois entre as 18,30 e as 19 horas, será apresentada a performance "Tissue", o último de seis números que integram "The Fractal Body". Este projeto artístico, que combina dança minimal, performance e teatro físico, tem direção artística de Paulina Almeida e foi apresentado ao longo desta temporada das Inaugurações de Bombarda. Desta vez, propõe-se a exploração dos pequenos movimentos acionados pelo impulso interior e exterior de um objeto.


As Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda são dinamizadas pela Câmara do Porto (através da PortoLazer), em conjunto com a associação Bombarda Art District.

 

+Info: Galerias participantes

 

RUA DE MIGUEL BOMBARDA 

Galeria São Mamede: Random Principles Of The White And Its Applications, de Rui Tavares

Galeria Serpente: My Body Within You, de Zaneta Jasaityté

Galeria Presença: E a matéria se veja acabar: adeus composição..., de Susana Anágua

Galeria Quadrado Azul: Loaded Shine, de Paulo Nozolino

Galeria Fernando Santos: exposição coletiva de celebração do 25.º aniversário da galeria

Galeria Metamorfose: exposição coletiva de artistas da galeria

Galeria Múrias Centeno: Group Show

Galeria REM Espaço Arte: Asas, de Antónia Gomes, Beatriz Pacheco Pereira e Helena Leão

Galeria Símbolo: exposição de Raquel Magalhães

Galeria João Lagoa: exposição coletiva

Galeria Paula Quintã: exposição de Ruy Silva

Galeria Artes em Partes: Memórias de uma clavícula, de Liliana Velho

Galeria Ap`Arte: Olhar sobre o Porto, de Paulo Ossião, e exposição coletiva

Galeria Trindade: Onde o olhar se demora, de Constança Araújo Amador

O! Galeria: Lost In The Secret Garden, de Emmanuel Kerner

 

RUA D. MANUEL II

Galeria Rui Alberto: Sou porque pinto, de José Emídio

 

RUA DO ROSÁRIO

Galeria Artes Solar de Sto. António: exposição de João Pedro Rodrigues