Sociedade

Qualifica 2019 ajuda os mais jovens a desenvolver competências para o mercado de trabalho

  • Notícia

    Notícia

A 12.ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego está a decorrer na Exponor, de 28 de fevereiro a 3 de março, com a presença da Câmara do Porto através de um stand próprio.

Com o mote "New jobs, more freedom", o certame contou hoje com a presença do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, para assinalar a abertura da Feira que apresenta aos futuros profissionais os novos perfis e mentalidades que são exigidos pelo mercado de trabalho.

"A Câmara do Porto está na Qualifica para possibilitar a mostra daquilo que é o ensino profissional e a educação na cidade do Porto", sublinhou na ocasião Fernando Paulo, vereador da Habitação, Coesão Social e Habitação da Câmara do Porto.

Por seu lado, Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, Recursos Humanos e Jurídicos, salientou a relevância deste evento que "mostra aquilo que as nossas associações juvenis fazem e como se posicionam em termos de programa de capacitação", apresentando ao Secretário de Estado do Emprego algumas das estratégias e ações destinadas aos jovens da cidade.

A Qualifica continua a ser um eventos mais relevantes do país em termos de exploração de oportunidades de educação, formação e estágio, registando desde já uma forte adesão por parte dos jovens do Porto, que poderão escolher qual o caminho a seguir rumo ao seu futuro, com interações presenciais das entidades formativas e no sentido de conquistar um mercado de trabalho que está em constante e rápida evolução.

As opções são variadas, entre formações em tempo integral ou parcial, com cursos que abrangem um leque de opções que vão desde o Ensino Profissional em Cabeleireiro, Restauração ou ao Ensino Politécnico e Universitário, por forma a melhorar as perspetivas de emprego.

No total, são cerca de 115 expositores com propostas dedicadas ao futuro dos jovens. Nestes quatro dias, a Qualifica dá a conhecer as novas ofertas formativas e saídas profissionais, com uma agenda de atividades, tais como desfiles de moda, atuações de dança e workshops de arte criativa.

De salientar que a Exponor recebe ainda a presença de várias empresas com processos de recrutamento ativos, tendo registado na última edição mais de 40 mil visitantes, o que representa o recorde deste certame.

Mais informações AQUI.