Sociedade

Qualidade de vida sobe no Porto e ultrapassa no ranking Cascais e Braga

  • Notícia

    Notícia

printescrenn.jpg

O Porto subiu à segunda posição das cidades portuguesas com melhor qualidade de vida, segundo o Portugal City Brand Ranking, da Bloom Consulting, ultrapassando Cascais e Braga, na categoria "Viver". O estudo, que avalia a performance dos 308 municípios portugueses, é liderado por Lisboa nas três categorias em análise. Mas o Porto, que já era segundo nas categorias "Negócios" e "Visitar", não apenas mantém essas posições como sobe dois lugares na categoria relacionada com a qualidade de vida.

No Top10 das cidades portuguesas, apenas duas estão incluídas duas da região Norte, o Porto e Braga, estando cinco na região de Lisboa, duas no Algarve e uma na região Centro. Apesar disso, o Norte, onde o Porto tem um peso muito considerável, apresenta os melhores resultados do país no tratamento e divulgação das cidades nas redes sociais, como Facebook e Twitter.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking é o único estudo publicado nesta área que recorre única e exclusivamente a dados quantitativos não dando margem a interpretações ou input humano que tenha influência nas classificações. O ranking usa uma metodologia inovadora que incorpora um número elevado de variáveis objetivas, em vez de estudos de opinião. A combinação da metodologia, da estatística e de ferramentas produzidas pela Bloom, dão a este estudo um elevado grau de fiabilidade e objetividade.

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada em "Country", "Region" e "City" branding, analisando e desenvolvendo estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo. A empresa tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo. 

De acordo com a metodologia da Bloom Consulting, existem cinco dimensões na pesquisa de dados: atração de investimento; atração de turistas; atração de talento; aumento da proeminência e o aumento das exportações.

Uma das variáveis considerada diz respeito à comunicação e promoção levada a cabo por cada município, através do seu "website" e outras redes sociais. O "website" oficial do município é uma fonte relevante de informação, não só para os munícipes, mas também para investidores e turistas, uma vez que esta é uma das mais importantes portas de entrada de cada município.