Sociedade

Prova dos 9 potencia competências para singrar no mercado de trabalho

  • Notícia

    Notícia

Encontra-se a decorrer durante esta quinta-feira, na Cidade das Profissões, a Prova dos 9. Ao longo do dia, os participantes têm oportunidade de desenvolver até 9 competências, de uma forma rápida, dinâmica e experiencial.

A iniciativa, cuja abertura esteve a cargo de Fernando Paulo, vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação da Câmara do Porto, tem como objetivo sensibilizar para a importância de desenvolver ou aperfeiçoar competências-chave para o mercado de trabalho, também denominadas de "soft skills".

Nesta edição são trabalhadas competências como a criatividade e serendipidade, compromisso, análise crítica e decisão, flexibilidade e adaptação, comunicação, resolução de problemas, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal e inteligência corporal. As sessões contam com a colaboração de entidades e formadores parceiros, especialistas nestas áreas, nomeadamente: 67 Creative Agence, Associação TESE para o Desenvolvimento, Susana Cabral, BeYourself, Mola Human Lab, Projeto Trinsheira, Young Innovation, Método de Rose e Marta pelo Mundo.

A Cidade das Profissões é uma iniciativa da Câmara do Porto que tem por objetivos fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais. Integrada numa rede internacional, disponibiliza apoio gratuito nas áreas da informação e do aconselhamento sobre o mundo das Profissões, do Emprego, da Formação e do Empreendedorismo.

Na Prova dos 9, ao promover as competências transversais, está a preparar os cidadãos para fazerem face às exigências do mercado de trabalho, estejam eles num processo de integração, manutenção profissional ou até de criação do seu próprio emprego.