Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Protocolo com a ConnectART
24-01-2015

O Município do Porto e a Associação Juvenil e Cultural ConnectART renovaram o protocolo de colaboração no âmbito do Projeto Porto de Partida, projeto de intercâmbio cultural europeu.


A primeira experiência aconteceu em Agosto de 2014 com o primeiro intercâmbio Disable the Label, que decorreu na cidade de Zilina, na Eslováquia, e no qual participaram três jovens do Centro António Cândido. Teve duração de dez dias e contou com um programa de atividades bastante vasto, nomeadamente, performances musicais, teatrais, workshops, passeios e visitas culturais.


Para 2015 estão previstos mais três intercâmbios pelo que já foi iniciado o processo de envolvimento com as instituições locais. A renovação do protocolo com a ConnectART foi assinado pela vice-presidente da Câmara, Guilhermina Rego, e pelo presidente da instituição, Miguel Marinho.


O Porto de Partida pretende proporcionar aos jovens em desvantagem social, a oportunidade de participarem em intercâmbios europeus, envolvendo para o efeito, instituições de acolhimento, escolas ou associações da cidade. Os intercâmbios permitem aos participantes reforçar competências culturais, cívicas e profissionais, imprescindíveis para uma melhor integração social e laboral. A aprendizagem entre jovens de diferentes nacionalidades possibilita, ainda, ampliar internacionalmente a rede de pares e, fundamentalmente, desenvolver e reforçar os valores da tolerância e de cidadania.


O Município de Porto reconhece as vantagens da cooperação com as organizações que representam o associativismo juvenil, nomeadamente, as associações nacionais e internacionais e as redes de mobilidade internacional, como meio para ampliar a dimensão internacional da cidade, mobilizando um conjunto de recursos e oportunidades que concorrem para a renovação do tecido social e económico da cidade.