Sociedade

Proteção de lojas históricas é tema de workshop

  • Notícia

    Notícia

#mno_montra_rocha&leitao_02.jpg

Miguel Nogueira

A valorização das lojas e entidades históricas à luz da Lei n.º 42/2017 de 14 de junho preenche o programa do workshop Lojas Históricas, que se realiza no dia 5 de fevereiro, a partir das 9,30 horas, no auditório da Santa Casa da Misericórdia do Porto. A iniciativa é organizada pela sociedade JPAB - José Pedro Aguiar-Branco Advogados, contando com o apoio municipal.

Dirigido particularmente aos comerciantes da cidade, o workshop inicia-se com as intervenções de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e José Pedro Aguiar-Branco, sócio-fundador da JPAB e ex-ministro.

Segue-se uma mesa-redonda em que participam o vereador com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio da Câmara do Porto, Ricardo Valente, a empresária Catarina Portas, a advogada e sócia da JPAB Lourença de Sousa Rita e o presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Nuno Camilo.

Publicada no dia 14 de junho de 2017, a Lei n.º 42/2017 estabelece "o regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local". Esta Lei - que prevê um conjunto de medidas de proteção - atribui às câmaras municipais a competência para reconhecer os estabelecimentos.  

Ao encontro da legislação e da sua própria política de revitalização e salvaguarda do comércio local e tradicional da cidade, a Câmara do Porto criou o programa "Porto de Tradição", cujo regulamento, aprovado neste mês, se encontra em discussão pública.

Inscrições para o workshop: rute.costa@jpab.pt