Sociedade

Proteção Civil emite aviso por previsão de mau tempo

  • Notícia

    Notícia

#mno_vento_chuva_fortes_02.jpg

A Proteção Civil Municipal emitiu um aviso devido a previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir do final do dia de hoje (quarta-feira, dia 12), nomeadamente vento forte, precipitação pontualmente forte e agitação marítima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de vento forte com rajadas até 75 km/h e precipitação por vezes forte a partir do início da noite de hoje.

Está também previsto um aumento significativo da agitação marítima a partir do início desta noite, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, que se agravará a partir da madrugada de dia 13, quinta-feira, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 9 a 10 metros de altura máxima.

Por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 18 horas de hoje, dia 12. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação na tarde de sexta-feira, dia 14.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que serão implementados nestas zonas.

Aquela autoridade recomenda ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos considerados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 12/2018.