Proteção Civil

Proteção Civil ajuda população sénior na prevenção de riscos

  • Notícia

    Notícia

#mno_velhinho_aconchego.jpg

Miguel Nogueira

Os associados da Apre! Associação Aposentados, Pensionistas, Reformados, no Porto, são hoje convidados a conhecer melhor o tema da "Vespa Velutina". A ação é da responsabilidade do Departamento Municipal de Proteção Civil (DMPC) da Câmara do Porto, que tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas relacionadas com prevenção de riscos.

Esta é mais uma ação municipal dirigida aos seniores, que assenta nas premissas de um envelhecimento ativo e participativo, da importância do papel dos idosos na comunidade, aproveitando estes momentos para a partilha de experiências e de conhecimento e contribuindo para combater o isolamento social.

Em abril, têm decorrido diversas sessões com o público mais velho que, para além da temática da vespa velutina, abordam a questão da prevenção dos incêndios urbanos. A próxima ação está marcada para o dia 24 na Universidade Sénior Ativa.

As sessões de informação estão inseridas no Projeto IR - Informar para os Riscos, que dura desde há vários meses e contempla diferentes vertentes direcionadas a faixas etárias específicas (crianças, estudantes, banhistas, idosos etc.), em diferentes alturas do ano. Inclui ações de sensibilização, medidas de autoproteção e prevenção quanto a riscos naturais, cheias e inundações, incêndio urbano, vaga de frio, perigos nas praias, entre outras temáticas.