Sociedade

Propostas de fim de semana têm perfume de S. João

  • Notícia

    Notícia

#JQ_16JUNHO_RANCHOS_ARRUADA_02.jpg

O cheirinho a São João já anda a espalhar-se por toda a cidade e vai intensificar-se até à noite da grande festa popular do Porto. Neste sábado, nove ranchos vão cumprir mais uma tradição da época ao andar em arruada por várias artérias da cidade rumo aos Aliados. Todas de acesso gratuito, as propostas "Porto." são dominadas pelo santo mais popular da Invicta, mas contemplam sempre outros percursos para públicos diversos. Confira.

Arruada de Ranchos, música popular e bailaricos de São João espalham-se pela cidade

A Arruada de Ranchos do Porto tem partida às 15 horas de sábado de vários locais. Os ranchos vão percorrer diferentes itinerários, enchendo de música e boa disposição as principais ruas e praças da Baixa. Além disso, as festividades populares começam em crescendo a tomar conta da cidade, nomeadamente com música e bailaricos espalhados por várias freguesias.

Cascata comunitária para ver ao som de saxofones no Mercado Temporário do Bolhão

Há uma cascata comunitária para ver no Mercado Temporário do Bolhão. O trabalho é resultado da participação de mais de 300 pessoas, muitas das quais crianças. E como não há festa sem música, pelas 15 horas deste sábado, aproveite o concerto de saxofones pelos alunos do Conservatório de Música do Porto, também de acesso livre.

Conversa de artistas leva Ana Kun e Maria Trabulo à Galeria Municipal do Porto

Uma conversa entre Ana Kun e Maria Trabulo abre o programa público e educativo da exposição "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", onde se cruzam trabalhos das duas artistas. O evento está marcado para as 17 horas deste sábado, 15 de junho, na Galeria Municipal do Porto, e tem acesso livre.

Gatilho da Felicidade abre série de propostas do Cultura em Expansão

O Cultura em Expansão apresenta neste fim-de-semana espetáculos de performance, música e cinema em Campanhã, Pasteleira e Miragaia, todos de entrada livre. No sábado, o Cinema Insuflável apresenta novas sessões no Parque Oriental da Cidade do Porto, entre as 10,30 e as 17,30 horas. À noite, pelas 21,30 horas, a dupla de músicos Medeiros/Lucas sobem ao palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres. A encerrar o fim de semana, as matinés de domingo "Suave Geração" estão no Largo de Artur Arcos, em Miragaia, a partir das 16,30 horas. O projeto combina a tradição de convívio popular com mostras de música ligeira, apresentando concertos e Dj sets ao ar livre.

Objeto desvenda o segredo do "Rapaz de Bronze"

É nos jardins da casa onde cresceu Sophia de Mello Breyner Andresen que o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana se propõe desvendar o segredo da estátua do "Rapaz de Bronze", a partir das 18 horas deste sábado. O acesso é gratuito, mas limitado.