Sociedade

Propostas de fim de semana têm assinatura cultural

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_lojas_do_porto_10.JPG

Miguel Nogueira

Janeiro é marcado pelas variadas propostas culturais que tem para desfrutar na cidade. O "Porto." fez uma seleção do que pode ver neste fim de semana, dando preferência aos ambientes acolhedores de interior.

Descubra as lojas que são também identidade do Porto

Na Casa do Infante, recomenda-se a visita a "Lojas do Porto - História e Identidade", uma exposição que parte de documentos, imagens e objetos do Arquivo Histórico Municipal do Porto. É focada a matriz comercial desde o nascimento da cidade e as histórias das lojas tradicionais que fazem o Porto de sempre. A entrada é livre.

Visita guiada à exposição "Transantiquity"

Está marcada para as 16 horas deste sábado uma visita guiada a "Transantiquity", a exposição patente na Galeria Municipal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal. Será conduzida por Guilherme Blanc, um dos curadores do projeto expositivo. De entrada gratuita, "Transantiquity"  pode ser visitada até 17 de fevereiro, de terça-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas e ao domingo das 14 às 18 horas.

Mostra sobre o poeta e ensaísta Fernando Guimarães

"Conheço as suas raízes: nos 90 anos de Fernando Guimarães" é o nome da mostra biobibliográfica com que o Município do Porto está a homenagear o autor portuense e a sua obra. A exposição pode ser visitada entre as 10 e as 18 horas deste sábado, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e tem entrada livre.

"Bisonte" no palco do Campo Alegre

Neste sábado, pelas 19 horas, pode ver no palco do Teatro Campo Alegre o novo espetáculo de dança do coreógrafo Marco da Silva Ferreira: "Bisonte". Em cena vão estar danças densas, virtuosas e dominantes, para falar de algo comum a todos: a identidade e honestidade do ser humano.

Visite o melhor museu do Porto segundo a Time Out

De acordo com uma lista elaborada pela revista Time Out, o melhor museu do Porto está situado na Rua de Dom Hugo e é da rede municipal: Casa-Museu Guerra Junqueiro. Aproveite e conheça uma "das melhores coleções de artes decorativas do país, do século XV ao século XIX", conforme refere a publicação acerca do museu reabilitado há menos de dois anos pela Câmara do Porto. Aberto de terça a domingo, das 10 às 17,30 horas.

Teatro da Amante Inglesa para ver no Palácio do Bolhão

O Palácio do Bolhão apresenta neste sábado "O Teatro da Amante Inglesa", inspirado na obra de Marguerite Duras. Com Isabel Muñoz Cardoso, João Meireles e Pedro Carraca no elenco, com cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves e luz de Pedro Domingos, o espetáculo é apresentado pelas 21,30 horas de sábado.

Mercado Temporário do Bolhão ensina a construir um calendário

"Calendariza-te!" é a proposta do Mercado Temporário do Bolhão para a oficina desta tarde dirigida a crianças e famílias e com início marcado para as 15 horas.

A atividade gratuita convida a descobrir como se constrói um calendário, em mais uma rubrica de "Sábados em Família".

Mercados urbanos que pode visitar no fim de semana

Artesanato, peças de autor, vestuário e adereços, artigos vintage ou antiguidades preenchem as bancas dos vários mercados urbanos que têm edição neste fim de semana. O tipo de oferta, o ambiente e os locais são variados: Flea Market no Silo Auto, Porto Belo na Praça de Carlos Alberto e Mercado de Artesanato do Porto na Praça de Parada Leitão.

Queimar calorias com os Dias com Energia

Depois da época festiva, nada melhor do que começar o ano a acumular energia e recuperar ou manter a boa forma com o programa municipal desportivo de sábado "Dias com Energia". As aulas são gratuitas e decorrem no Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo: pilates das 9 às 10 horas; ioga das 10 às 11 horas; tai chi das 11 às 12 horas. A participação não implica inscrição.