Política

Projetos do Porto aguçam curiosidade de governantes locais de todo o mundo

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto apresentou esta quarta-feira, nos EUA, projetos da cidade que suscitaram o interesse de uma sala cheia, composta maioritariamente por governantes locais de todo o mundo, que estão a participar na IMCL - "The International Making Cities Livable Conferences" ("Conferências Internacionais sobre Cidades Habitáveis").

A intervenção do autarca focou a reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto, a duplicação do Parque Oriental (que está praticamente concluída) e o projeto de reconversão do Matadouro Industrial, tendo sido muito aplaudida pela assistência, cerca de 200 pessoas provenientes dos quatro cantos do mundo, entre América, Europa, África e Ásia.

No final da sua apresentação, foram levantadas uma série de questões, sobretudo relacionadas com as soluções encontradas para os problemas apresentados, que aguçaram a curiosidade dos presentes.

Já na noite desta quarta-feira nos EUA (esta madrugada em Portugal), o presidente da Câmara do Porto recebeu o Prémio Joseph P. Riley Award. Trata-se do maior galardão da IMCL que, nesta edição, foi unicamente atribuído a Rui Moreira, "por fazer do Porto uma cidade saudável para todos" ("Making Porto a Healthy City for All").

As Conferências Internacionais sobre Cidades Habitáveis realizam-se desde 1985 entre os EUA e a Europa e distinguem-se pelo envolvimento e participação de todos os agentes que concorrem, efetivamente, para tornar as cidades mais saudáveis em todas as suas dimensões. Desde governantes locais, passando por arquitetos, projetistas, líderes comunitários, gestores de saúde pública, até artistas e outros responsáveis pela vivência das cidades têm neste fórum mundial uma oportunidade única para a partilha de experiências, ideias, estratégias e conhecimento.

Rui Moreira foi convidado pela organização da IMCL a participar no evento e a mostrar como está a alavancar o desenvolvimento sustentável da cidade.