Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projetos com apoio da InvestPorto ultrapassam os 250 milhões de euros
19-04-2017

Gabinete municipal de apoio ao desenvolvimento económico da cidade surge associado a projetos responsáveis pela criação de mais de 11 mil postos de trabalho. Esta dinâmica que hoje define o Porto e a cabal resposta às iniciativas de investimento surgem agora refletidas num novo portal, o www.investporto.pt.


Desde a sua constituição em 2015 até ao corrente mês de abril, InvestPorto realizou mais de 350 propostas de localização empresarial, tendo apoiado diretamente a instalação de 121 projetos, 57 dos quais internacionais. Os investimentos já concretizados permitiram criar mais de 3.000 novos postos de trabalho na cidade, estimando-se a criação de mais 8.000 nos próximos dois anos.

 

Criada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a InvestPorto tem por missão fomentar um ambiente de negócios mais competitivo e atrair investimento (nacional e estrangeiro) para a cidade. Em causa está o desenvolvimento de um ecossistema sustentável, com futuro. Nestes termos, a implantação daqueles 121 novos projetos, abrangendo diferentes setores, reflete um investimento inicial menos pronunciado (por não implicar elevados custos fixos iniciais) quando comparado com o seu elevado impacto na geração de emprego (direto e indireto), no desenvolvimento da tecnologia e da inovação na cidade e no volume de receitas do imobiliário  (nomeadamente, com o arrendamento de grandes espaços para escritórios ou conversão de antigas fábricas e armazéns), entre outros efeitos potenciais. À luz desta realidade dinâmica, os projetos apoiados representaram um valor de investimento total estimado - e naturalmente subavaliado - de cerca de 250 milhões de euros.

 

A InvestPorto, recorde-se, articula a sua atividade com todos os departamentos relevantes no Município, bem como com uma grande variedade de organizações externas, públicas e privadas, nacionais e internacionais. Neste contexto abrangente, tem também assumido um papel proativo de captação de investimento, designadamente através da realização de missões internacionais (até este mês, cumpriram-se nove ações em destinos pelo mundo). Em sentido inverso, recebe no Porto missões de empresários de distintos países, entre outras iniciativas de diplomacia económica.

 

Agora, este gabinete municipal apresenta-se no universo digital de modo renovado, mais consentâneo com a sua missão: www.investporto.pt é a nova plataforma online, a que se associa uma nova página no Facebook.


A nova plataforma apresenta ao investidor um conjunto de conteúdos relevantes para a decisão de investimento: vantagens locacionais da cidade e apoios e incentivos disponíveis; serviços prestados pela InvestPorto antes, durante e após o processo de instalação; dossiês temáticos, informação setorial e elementos sobre o ecossistema empresarial e de inovação, bem como uma variedade de dados sobre a instalação, custos, recursos humanos, infraestruturas, entre outras rubricas pertinentes. Dispõe ainda de funcionalidades inovadoras, como o Kit de Investidor (que permite a quem consulta adicionar conteúdos a um documento que depois poderá gravar ou imprimir em PDF) e o espaço MyInvestPorto, que permite ao investidor visitar sucessivamente a plataforma e recordar que conteúdos gravou, entre outras características.