Cultura

Projeto teatral leva à BPMP a prosa poética de Rilke

  • Notícia

    Notícia

#DR_Rilke.jpg

Um espetáculo de teatro assente em "A balada de amor e morte do porta-estandarte Christoph Rilke" é apresentado ao final da tarde desta sexta-feira na Biblioteca Pública Municipal do Porto, com repetição na tarde de sábado.

Trata-se de um projeto de Maria Duarte e João Rodrigues que parte da obra considerada de viragem do período de juventude para a fase adulta do escritor Rainer Maria Rilke (1875/1926), então com 23/24 anos. O próprio deu-lhe menor importância, mas foi curiosamente um dos seus livros mais enfatizados pelo público, designadamente a juventude do período entre as duas guerras mundiais.

"A balada de amor e morte do porta-estandarte Christoph Rilke", que estaria alegadamente relacionada com um tio-avô de Rilke, denota - tal como a restante obra do autor - uma grande influência dos temas de cavalaria, donzelas e cavaleiros, batalhas e soldados.

Poema escrito sob a forma de prosa, contudo recheada de rimas (na versão original em alemão "Die Weise von Liebe und Tod des Cornets Christoph Rilke"), esteve sempre envolto numa certa aura misteriosa, desde logo a de que terá sido escrito apenas numa noite e à luz de duas velas.

O espetáculo que chega agora ao Porto vem reforçar a programação das Bibliotecas Municipais e apresenta-se em duas récitas, às 19 horas de sexta-feira e às 17 horas de sábado.

O bilhete tem o custo de 3 euros, sendo a entrada livre para leitores das Bibliotecas Municipais, mediante apresentação de cartão de leitor, até à lotação do espaço.

/

Biblioteca Pública Municipal do Porto

Rua de D. João IV/Jardim de São Lázaro