Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projeto SIA em 1º lugar na TRANSED 2015
31-07-2015

A Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência participou na 14th International Conference on Mobility & Transport for the Elderly and the Disabled Persons (TRANSED 2015), que teve lugar em Lisboa, de 28 a 31 de julho de 2015. Nesta conferência participaram igualmente peritos de renome internacional maioritariamente oriundos da União Europeia e Ásia, bem como decisores políticos nacionais.


Neste âmbito e em nome da Câmara do Porto, a Provedoria candidatou ao Prémio Internacional Svayam Accessibility Awards 2015, o Projeto SIA (Sistemas de Itinerários Acessíveis) do Município do Porto, tendo o mesmo merecido um destacado 1º lugar.  A cerimónia de entrega do prémio decorreu numa cerimónia oficial.


Para receber o prémio, em representação do Presidente da Câmara  do Porto, esteve presente a Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência, Arquiteta Lia Ferreira, que aproveitou o momento para convidar o Comité Científico do TRANSED 2015 a visitar a Invicta.


O SIA nasceu no âmbito da Elaboração do Plano de Promoção de Acessibilidade para Todos da cidade do Porto. Trata-se de uma aplicação de consulta origem/destino baseada num diagnóstico de acessibilidade às ruas, espaços e equipamentos públicos da cidade do Porto, apoiada nos itinerários dos transportes públicos.


Este prémio veio reconhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da acessibilidade na cidade do Porto e incentivar a que se faça sempre mais e melhor por todos os cidadãos.


O objetivo da  Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência é a garantia da plena cidadania. "Uma cidade para todos é uma capaz de acolher o cidadão, tornando mais apelativa, segura e confortável. Só assim poderemos falar em Democracia Urbana, porque todos têm o direito à Cidade."  (Lia Ferreira)