Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

SEI promove cultura científica
18-03-2015

Foram ontem assinados pela Câmara do Porto protocolos de cooperação, tripartidos, com onze estabelecimento de ensino público, básico e secundário, da cidade do Porto, dez instituições de ensino superior público e um centro de investigação da cidade Porto, para o desenvolvimento do Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação.


A cerimónia aconteceu na sala D. Maria, nos Paços de Concelho, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego, em representação do Município, e os representantes das diferentes entidades.


"Este município tem vindo a apostar numa aproximação entre os diferentes níveis de ensino, desde o primeiro ciclo, ensino básico, secundário até ao ensino universitário", referiu a responsável autárquica na sua intervenção. Guilhermina Rego disse ainda que se o Porto se quer afirmar como uma cidade de ciência, tem que "promover essa cultura científica", o que passa "necessariamente por aproximar as entidades que estão ano terreno".


O Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação, integrado no programa Porto de Conhecimento, é direcionado para alunos do terceiro ciclo e secundário dos estabelecimentos de ensino público da cidade do Porto.


O projeto decorre do diagnóstico da Carta Educativa do Porto e do relatório PISA 2012, os quais identificam necessidades ao nível da cultura e literacia científica. Assim, o SEI promove a cultura científica e proporciona condições para que, de forma contínua e sistemática, se desenvolvam, entre as escolas e instituições do ensino superior / centro de investigação, atividades e projetos nas diferentes áreas científicas, permitindo melhorar o nível de conhecimento científico das crianças e jovens.


Os projetos e atividades de "investigação", concebidos e desenvolvidos no âmbito destas parcerias, serão apresentados, no final do ano letivo, numa mostra/feira de Ciência promovida pelo Município e que se encontra agendada para o dia 14 de maio no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.