Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sapatos "inclusivos"
03-11-2015

Foi ontem inaugurada a exposição do projeto "Rita. Red. Shoes", patente no átrio da Câmara do Porto. Nesta apresentação, estiveram presentes Lia Ferreira, Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência, Lígia Lopes, designer responsável pelo projeto e Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, entre outros nomes do panorama nacional e internacional.

Filipe Araújo abriu esta sessão de apresentação do projeto "Rita Red. Shoes", uma iniciativa que resultou de um desafio lançado aos alunos de mestrado de Design Industrial e de Produto, numa parceria entre a Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A cantora Rita Redshoes apadrinha este projeto, daí ter o seu nome destacado nesta ideia. Lígia Lopes, designer da FEUP responsável pelo projeto, revela que esta iniciativa tem como objetivos o desenvolvimento de uma linha de protótipos de sapatos dirigidos a pessoas com paralisia cerebral, que sejam passiveis de encontrar numa sapataria convencional.

Este projeto, quer assim ser, uma forma de alerta e mostra de áreas do design, atualmente, menos visíveis.

Nesta apresentação esteve também presente a Comissária dos Transportes da União Europeia, Violeta Bulc, que discursou acerca de mobilidade na Europa. Para além desta presença, também Julia Cassim, professora da Kyoto Institute of Technology, deu uma palestra subordinada ao tema do "Inclusive Design as a route to Innovation" (em português, o design inclusivo como um caminho para a inovação).

Esta exposição está interligada com o projeto "Design Includes You", também apresentado ontem de manhã, no âmbito do projeto Acesso 0.3 "Desenho e Inclusão" que tem como objetivo, nas palavras de Lia Ferreira, Provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência da Câmara do Porto, "tentar explorar e levar à reflexão temas com vista à inclusão de pessoas com necessidades especiais".