Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Projeto Ready For Our Lives no Porto
24-02-2016

A Câmara do Porto deu as boas-vindas às equipas de trabalho internacionais que, juntamente, com o agrupamento de escolas Alexandre Herculano, integram o projeto Erasmus + "Ready For Our Lives".

 

As comitivas vindas da Eslovénia, Lituânia, Letónia, Turquia, Itália e República Checa encontram-se, atualmente, no Porto, para reunir com a delegação do projeto na cidade.

 

"Ready For Our Lives" é o título da ação que está a ser desenvolvida pelo agrupamento de escolas Alexandre Herculano. Esta tem como principais objetivos, desafiar os jovens, que frequentam o ensino secundário, a criarem e imaginarem contextos europeus que possam ser possíveis numa perspetiva transnacional, no âmbito do empreendedorismo e da empregabilidade, assim como, esbater alguns preconceitos e pré-conceitos que existem, nomeadamente, no que diz respeito a questões de racismo e etnias.

 

Os alunos tentam, em primeiro lugar, conhecer as especificidades das realidades em causa, para depois lançarem as bases para percursos possíveis em termos de um futuro melhor, numa perspetiva europeia.

 

O agrupamento de escolas Alexandre Herculano é o único, atualmente, que tem a funcionar dois projetos financiados pelo Erasmus +.

 

A outra ação que está a ser desenvolvida, sob o título de "Together Better Join Us", apresenta um cariz mais inclusivo, focando-se nas mais-valias apresentadas por este agrupamento, considerado de referência na educação bilingue de alunos surdos e no acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.

 

Para Manuel Lima, diretor do agrupamento de escolas Alexandre Herculano, estes projetos são muito importantes dado o nível socioeconómico e o contexto social das famílias que, de outra forma, não teriam a possibilidade de propiciar e facilitar, aos jovens, o conhecimento de outras culturas.

 

Ana Maria Magalhães, diretora do Departamento Municipal de Educação da autarquia, destaca a importância destes projetos para a cidade, que são indicadores do rigor da internacionalização da educação e que mostram a qualidade do ensino das escolas do município, que estão à altura de participar em projetos internacionais de grande envergadura.

 

O Erasmus + é um programa financiado pela União Europeia para a promoção da educação, formação, juventude e desporto.

 

Como forma de relembrar este encontro, a Câmara do Porto ofereceu às comitivas internacionais, um livro sobre as escolas do município, intitulado "O Porto e as Escolas".