Cultura

Projeto Oupa! leva ao Rivoli trabalho realizado nos bairros de Lordelo do Ouro

  • Notícia

    Notícia

Capicua, D-One, André Tentúgal, Vasco Mendes, Tiago Espírito Santo, Pedro Nascimento, Patrícia Costa e os jovens dos bairros de Lordelo mostram, neste domingo, como andaram a construir ao longo de seis meses o Oupa!, projeto musical integrado no programa municipal Cultura em Expansão.

Com espetáculo de entrada livre marcado para as 17 horas no palco principal do Rivoli, a equipa celebra assim a reta final desta residência artística desenvolvida nos bairros da freguesia de Lordelo do Ouro. Inserida na estratégia municipal de criar um espaço aberto à ação e à mudança, através do reforço e construção da identidade individual e coletiva e da desconstrução de estigmas, a residência incluiu oficinas de escrita, produção musical, vídeo, performance, promoção e produção de espetáculos.

Iniciado em 2015 pela Câmara do Porto, o Oupa! é um projeto de intervenção social e artística que cresceu no Bairro do Cerco e, no ano passado, foi até Ramalde, tendo dedicado o programa deste ano aos bairros de Lordelo do Ouro.

A equipa do Oupa!, que tem sempre trabalhado em espírito de colaboração com os jovens dos territórios escolhidos e tem promovido o espírito do it yourself com os participantes, é constituída por várias figuras de relevo da cidade, tanto da área musical como da área do vídeo:

- Capicua, portuense de gema, socióloga, doutorada em Geografia e rapper militante. Conhecida pela sua escrita emotiva e politicamente empenhada, pela espontaneidade e por uma clara atitude feminista;

- D-One, DJ e produtor musical;

- André Tentugal, cineasta e músico, e um dos mais prolíferos realizadores de vídeos musicais atualmente em Portugal;

- Vasco Mendes, realizador de videoclipes e documentários, onde quase sempre o tema principal é a música;

- Tiago Espírito Santo, formado em Psicologia e DJ de hip-hop;

- Pedro Nascimento, produtor, agente e manager musical, e um dos fundadores da Turbina - Associação Cultural;

- Patrícia Costa, psicóloga portuense cujo trabalho se tem focado na educação não-formal e nas práticas artísticas.

Para celebrar e culminar todo o processo de trabalho, o Rivoli servirá de palco ao grande espetáculo final, onde a vida e a música, o bairro e a cidade, se tornarão uma e a mesma coisa. A primeira parte será da responsabilidade do grupo Oupa! de Ramalde, numa passagem de testemunho ao elenco de 2017, que vem mostrar o talento dos jovens de Lordelo.

Participantes Oupa Lordelo: Colapso, Mónica Guedes, Rufimatoso, Beat 25, .Fuga, Bonaparte, Razol e Rascão (com a participação especial de DN, LS, Jonas, Goofy, Tres e Barulhentos)

Participantes Oupa Ramalde: LS, Chess, Garcez, Mota, Ben, Tintin, Doc e a participação especial de Diana Martinez

Equipa técnica e cenografia: Godmess (cenografia), Fred Rompante (luzes), Bruno Gonçalves (som)
.