Sociedade

Projeto "O Porto é lindo!" proporciona a novo grupo de seniores uma visita guiada aos Clérigos

  • Notícia

    Notícia

#fib_torre_dos_clerigos__03.jpg

Semanalmente, sempre às quartas-feiras, a Câmara do Porto proporciona a comunidades seniores da cidade um programa de grande interesse cultural e de convívio. Lançado em janeiro, o projeto "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65" prossegue amanhã com uma visita guiada ao Conjunto Arquitetónico dos Clérigos. 

Um grupo de 24 seniores do Centro Social do Exército de Salvação - Centro Comunitário do Porto terá a oportunidade de visitar um dos locais mais representativos da cidade. Será a segunda visita aos Clérigos no âmbito deste projeto municipal, que na semana passada deu início ao seu segundo percurso temático, "Igrejas com história e com estórias". No dia 14 de fevereiro, viveram a experiência vários utentes do Lar Monte dos Burgos.

"O Porto é lindo! - Roteiros Turísticos +65" consiste na realização de visitas guiadas a vários espaços emblemáticos da cidade e destina-se a pessoas com mais de 65 anos. Entre janeiro e fevereiro, os Paços do Concelho do Porto foram o palco para o primeiro ciclo de visitas. Cerca de 100 pessoas, provenientes de várias instituições da cidade, tiveram a oportunidade de conhecer os espaços mais significativos do interior do edifício da Câmara.

Este novo projeto municipal tem como objetivo proporcionar aos cidadãos seniores uma ocupação de qualidade do seu tempo livre, dando-se o património móvel, imóvel, cultural e sacro como ferramenta de enriquecimento cultural e de fortalecimento de espírito de cidadania "à moda do Porto".

Durante o primeiro semestre do ano está prevista a organização de visitas em torno de quatro percursos temáticos: "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais"; "Igrejas com história e com estórias" "Novos equipamentos marcantes na cidade"; "Equipamentos Paisagísticos e Ambientais".

Para o percurso "Igrejas com história e com estórias", selecionaram-se o Conjunto Arquitetónico dos Clérigos, a Sé Catedral do Porto e o conjunto formado pelas Igrejas dos Carmelitas Descalços e da Venerável Ordem Terceira de Nª Sra. do Carmo.

Do percurso "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais" fazem parte o Edifício dos Paços do Concelho, o Palácio da Bolsa, a Casa do Infante, o Museu do Carro Elétrico da Cidade do Porto e a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O percurso "Equipamentos Paisagísticos e Ambientais" engloba a Casa da Música, o Museu e Estádio do Dragão, o Planetário do Porto, o Pavilhão da Água, o SEA LIFE Porto e o World Of Discoveries.

Por último, o percurso "Equipamentos Paisagísticos e Ambientais" são constituídos pelos Jardins do Palácio de Cristal, pelos Jardins e Quinta de Serralves e pela Casa Andresen-Jardim Botânico do Porto.